Bahia: cartunista Maurício Pestana lança livro com os melhores trabalhos

Evento acontece no próximo dia 12 de agosto, às 20h, na Galeria do Livro & Arte, o Lançamento Pestana 30 anos de Arte pela Igualdade.

 

A coletânea de luxo traduzida para o Inglês e Espanhol em 3 volumes traz os melhores trabalhos do Cartunista, publicitário, escritor e roteirista  Maurício Pestana que  tem várias de suas obras publicadas no Brasil e no exterior. A arte de Pestana tem se caracterizado pelo compromisso pela igualdade de direitos humanos, feito este que lhe proporcionou diversos prêmios. Natural de Santo André-SP, o cartunista iniciou seus estudos artísticos na Escola Poliarte de São Paulo, no final dos anos 70. O seu trabalho como cartunista no jornal “O PASQUIM”, período este que pode conviver com o ir­reverente cartunista Henfil. Começa assim a direcionar sua arte de forma pioneira e inédita na denuncia das diferenças raciais no país, trabalho esse que em pouco tempo ganhou projeção internacional. A coletânea traz o que de melhor o artista produziu nos últimos “30 anos” em dezenas de publicações de combate ao racismo no Brasil.

 

“Os traços de personalidade forte e a coragem para tratar da ques­tão racial são suas marcas.Seus cartuns  são denúncias do racismo e uma crítica social que revelam um olhar atento e confirmam seu compromisso com a mudança de paradigmas da nossa sociedade” escreve Elói Ferreira de Araújo, ex-ministro da Secreta­ria de Promoção da Igualdade (Seppir), Ministério este responsável por essa nova publicação.

 

Além dos trabalhos do cartunista, a obra apresenta vários textos de personalidades como: Ivete Sacramento Ex: Reitora da Universidade do Estado da Bahia( UNEB), de Flávio Carrança  jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), de João Jorge Santos Rodrigues Presidente do Grupo Cultural Olodum, que ressaltam a importância da obra do autor para a denúncia e o avanço da igualdade racial no país. O artista, hoje, divide seu tempo entre dirigir seu estúdio em São Paulo e a presidência do Conselho Editorial da Revis­ta Raça Brasil, a mais importante publicação para o público afro-brasileiro.

 

 




Exibições: 177

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço