Bahia: Quilombo Rio dos Macacos vive dia de pânico


A comunidade Rio dos Macacos, localizada no bairro de São Tomé de Paripe, no limite da cidade de Simões Filho e Salvador (Bahia/BR), viveu no dia de hoje (28.05.12) mais um dia de tensão dentro do quilombo. Os moradores afirmaram que sofreram agressão por parte da Marinha. A área disputada na justiça pela Marinha do Brasil, é habitada pela Comunidade de Rio dos Macacos há mais de 200 anos, segundo relato dos seus moradores.


O conflito de hoje foi gerado porque um dos moradores tentou reconstruir uma das casas do Quilombo, pois a mesma havia sido derrubada devido a forte chuva que atingiu a cidade de Salvador nas duas últimas semanas. Os oficiais não deixam fazer nenhum tipo de construção no local, pois alegam que o território é da Marinha.  Ambas as partes brigam na Justiça pelo direito de posse. Portanto, desde o início da tarde militares armados cercaram a construção na qual havia moradores do lado de dentro. Por volta das 15h a representante do Rio dos Macacos, Rosimeire Santos, fez uma ligação (o telefone no momento estava no viva voz) para a presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Vilma Reis, aos berros pedindo socorro, pois eles estavam invadindo a casa com fuzis nas mãos. Minutos de pânico acompanhado pela equipe do CEAFRO do outro lado da linha. Nessa hora foi derrubada parte do teto que já havia sido colocado em cima das crianças que estavam no local.


José Araújo dos Santos, o morador que estava tentando reconstruir o imóvel, relatava o fato com indignação. “Se eu tirar a camisa aqui a senhora só vai ver osso, para quantos homens aqui? Sabe o que é isso? Sabe o que eu considero aqui? Uma covardia. Parecendo um ‘bucado’ de homem aí, parecendo que está indo pra uma guerra. Estamos aí até agora (19h15min) tentando negociar. Eu tenho essa história. Meu pai nasceu aqui em 1910 e fala assim ‘olha meu filho quando eu nasci o seu avó tinha 25 anos’, fazendo as contas ele (o avó) nasceu em 1885. Quer dizer já existia moradores dentro da comunidade. Quer dizer que Marinha chega aqui em anos de 70  e diz que a terra é dela. Sabe o que é isto? Isso é Marinha? Não! Isso são ladrões. Porque tão violando o direito que assiste a gente. Eles querem tomar na ‘tora’. Olha quantos homens tem aí (em torno de 50 fuzileiros). Eles tem que sair do local para a comunidade sair (ir para as suas casas) por último. Se não é para construir eu não vou construir mais nada sem autorização. Agora eu espero que eles tirem os homens deles de dentro da área, de dentro da comunidade. Eles podem ter certeza que não vou colocar nenhum bloco (tijolo) mais”.

Enquanto isto, o Secretário da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Elias Sampaio, junto com representantes das Defensorias Públicas Estadual e Federal conseguiram fechar um acordo para que os 50 militares deixassem o Rio dos Macacos imediatamente e sentassem a mesa de negociação, e no prazo de 48 horas nenhum morador irá poder construir mais nada. Mesmo assim a comunidade permanece com medo de que haja outros militares escondidos no Quilombo. Para acalmar os ânimos e dar mais segurança o Secretário afirmou para o Capitão de Corveta, Emerson Prado e para os quilombolas: “Eu me comprometi que só iria sair daqui com o último de vocês deixando a área. Então não tem problema. Posso passar a noite aqui se for preciso”. Por volta das 19h30min, os militares deixaram o local. Porém os caminhões que estavam no meio da estrada só se retiram por
volta das 20h30min.

Nessa ocasião, noite de segunda-feira (28.05.12), advogados da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais da Bahia (AATRB), entidades negras e defensores públicos já se faziam presentes no Quilombo desde o turno da tarde para ajudar a solucionar a questão emergencial.  Porém, nesse mesmo momento, à noite, o comandante Queiroz, da Comunicação Social do 2º Distrito Naval, em Salvador, afirmava a imprensa baiana que o relato dos moradores não era verdadeiro e que é comum o trânsito de militares armados no local já que se trata de uma área militar. Disse, ainda, que o que aconteceu de fato foi uma construção irregular na área que pertence à Marinha.
Amanhã, terça-feira (29.05.12), as Defensorias Pública do Estado e da União pretendem se reunir para avaliar que medidas podem ser tomadas para proteger a população do local. E, na próxima sexta-feira (01.06.12), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal dos Deputados estarão no Rio dos Macacos para tentar encontrar uma solução para esse impasse Rio dos Macacos X Marinha Brasileira. A Marinha já conseguiu duas liminares para a expulsão dos moradores, mas ambas foram adiadas pela Justiça. Existem cerca de 50 famílias na comunidade e que vivem no local há mais de 200 anos. Recentemente, o Quilombo recebeu o certificado de comunidade quilombola da Fundação Palmares e técnicos do INCRA já realizaram vistorias para comprovar a viabilidade. Caso isso aconteça, a retirada dos quilombolas será automaticamente anulada.

 

A chegada no Rio dos Macacos – Assim que ficamos sabendo da notícia que militares estavam dentro do Quilombo todos os contatos foram acionados e partimos em direção ao local.


Ao chegar à Base Naval várias pessoas do movimento negro e outros movimentos estavam na frente sem autorização para subir na comunidade. Como estávamos com autorização seguimos atravessando a Vila Militar na qual têm várias casas bonitas, posto de saúde e alguns condomínios. Passando essa parte, pegamos uma estrada de chão ‘batido’ e no meio do caminho havia um caminhão trancando a passagem. Dois militares armados desceram e se aproximaram do carro falando que o caminhão estava estragado. Após identificação foi liberada passagem. Uma dúvida permanece, mas o carro não estava estragado? Quando passamos esse havia outro caminhão, porém esse estava atravessado e não podia sair do local segundo informações deles. Chegamos a ouvir a sugestão de deixar o carro ali e seguir a pé. Devido ao barro que havia na pista o carro algumas vezes derrapava. Então, foi preciso que uma das pessoas que estava no carro descesse tirasse as folhas /galhos do caminho, afofasse a terra com os pés e enfim o carro conseguiu passar naquelas condições que estavam sendo impostas. 


Logo na subida era possível ver imensas árvores caídas ao chão devido a algum veneno que está sendo colocado na terra. Lá em cima o cerco já estava armado. Vários militares armados com material para armar acampamento. Mas ali do lado também estavam os moradores, os representantes das entidades negras e os advogados AATRB que havia conseguido subir mais cedo. Nesse cenário, enquanto fotos eram sendo registradas, por mais que os militares não quisessem isso - um deles coloca a lanterna no rosto e na máquina para a imagem não sair -, escutávamos gritos de ordem, tais como: “Quem não teme a luta, não teme a morte. Povo negro unido, povo negro forte”/ “Nosso direito tem, nosso direito tem. Se não tem nosso direito, o Brasil perde também” / “O povo quilombola tem direito a terra”. 

E, no meio disso tudo, uma linda criança, moradora do Quilombo ia de um a um perguntando: “Cadê seu pé?” E quando respondíamos meu pé? Ele continuava. “Seu pé está aí ó, no chão”. E assim tirava um sorriso do rosto de cada um que ali estava e se revigorava para permanecer na luta, pois “Somos Todos Rio dos Macacos”.


Fonte: Assessoria de Comunicação do CEAFRO/Camila de Moraes

Fotos: Guellwaar Adún e Camila de Moraes 

 

Exibições: 1082

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Margareth Maria de Lima em 30 maio 2012 às 19:11

  Vamos acionar novamente as  autoridades, recebi as  noticias  a noite estava sem acesso.  Novamente acionamos  algumas  autoridades o Mundo todo esta sabendo  o que esta acontecendo vou enviar esta  imagens, gente Vamos ajudar, Do que  vale  falarmos em RIO+ 20  os  povos  da matas estão retirados de seus locais  para  darem  lugar a  luxosas moradias .

Comentário de Rosivalda Barreto em 30 maio 2012 às 14:32
é triste, bem pertinho os presidentes e presidenta do Brasil passam suas férias! Precisamos ocupar junto com os moradores de Macacos e chamar a atenção da população em geral. Creio que uma petição pública enviada para inúmeras pessoas resolveria em parte o problema. Denúncia!!
Comentário de CECI SILVA em 30 maio 2012 às 0:22

A SOLUÇÃO EXISTE, A BUROCRACIA É DESCULPA, NA HISTÓRIA DESTE PAÍS "DEMOCRÁTICO" O PODER JAMAIS ADMITIU SEUS ERROS E MUITO MENOS REPARAR OS MESMOS. O SENHOR DE ENGENHO CEDEU LUGAR E O CHICOTE PARA O SISTEMA. A OPRESSÃO CONTINUA, A MISÉRIA, A FOME, A SECA E  A FALTA DE INSTRUÇÃO CONTINUAM, E O MAIS GRAVE, OS ATORES SÃO OS MESMOS, COM O AGRAVANTE DE TEREM A ILUSÃO DE VIVEREM EM UM MUNDO MELHOR.

QUE VERGONHA PARA A BAHIA, É LAMENTÁVEL

Comentário de Vanderson em 29 maio 2012 às 15:18

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AulloPbMhRXMZZ4jzSs...

 

Desmond Tutu veio conferir a "sexta economia" e n. 1 em RACISMO no mundo?

CONHEÇA AS MAGIAS OU FEITIÇOS BRANCOS ? 

PODRECAS
Lá vem as PODRECAS usando o que deixaram de reservas, PADRES PRETOS, para fingir que não é a base NAZISTA quem comanda o joguinho de REAIS LESMAS?? Mandaram o Mandela “resolver” as maldades que criaram, agora no Brasil Desmond Tutu, para ele ser usado ? Basta ele olhar para a grande parte da mídia BRASILEIRA que constata logo, que a tal pseudo "sexta economia" do mundo é a primeira em RACISMO ???


As PASTORECAS
No final da reportagem do sacrifício de crianças na África apareceu o RABO, FORAM colonizados por INGLESES, de onde incutiram a “cultura” dos erros para dizer que o preto quem faz contra ele mesmo? E apareceram também os chifres, os pretos contratados eram evangélicos. E que feiticeiro iria abrir seus rituais assim? O que eles não mostram é que nestes TODOS OS SECULOS passados, empurram a morte INCONTAVÉIS jovens principalmente PRETOS a morte, quando roubando e “clareando toda a cultura preta, como o Funk , Hep, samba pagode etc. que era td do capeta, agora virou de “Jesus”, sendo donos de empresas inclusive de educação e negam vagas para estes(as) que desesperados “caírem” para estes darem uma de bonzinho, e fazer pagarem os tais DIZIMOS?

 

Comentário de Vanderson em 29 maio 2012 às 15:15

 Desde que colocaram nossa gente nas cores da França e Itália, mentindo que seriam as cores dos nossos orixás, vejam as barbaridades que estão fazendo com nossa gente?

MAGIA BRANCA?  No final da reportagem do sacrifício de crianças na África  apareceu o RABO,  FORAM colonizados por INGLESES,  de onde incutiram a “cultura” dos erros para dizer que o preto quem faz contra ele mesmo? E apareceu também os chifres, os pretos contratados eram evangélicos. E que feiticeiro iria abrir seus rituais assim? Igrejas td uma mesma grande máfia o que não mostram é que eles por séculos empurram a morte incontáveis números de jovens aos sacrifícios e a morte,quando roubam suas culturas e não lhes dão empregos e educação!

 

A DINHEIRAMA de vendas de santos, doações, DÍZIMOS, PEREGRINAÇÕES e santos nem para fazerem milagres? Ao menos arroz e feijão nas favelas e palafitas ou na pobreza na África etc. acabar guerras, arrumar economias do mundo??? Ou mostram bem a verdadeira cara de Deus, que não está nem ai com o SOCIAL ou pobres não seriam seus “filhos” para tantas OMISSÕES?? No Brasil por exemplo; em um pais LAICO e o povo kd vez mais LAI-SCAIDO, 30% de pastor ecas e 70% de baixo cleros comandando a política?? E com nosso patrocínio indireto, usam o dinheiro para td que inebriam o povo! E assim na educação, postos de saúde vivem SUSPENSOS, sem médicos, ou muito mal remunerados, aparelhos quebrados, p/ população tenha que cair por livres espontâneas pressões, nos particulares, maioria com nome de santos(as)? E que assim como os hospitais, faculdades, que formaram alguns, para certas leis, só para manterem muitos dos bandidos soltos, para pressionar a sociedade com a violência, com medo, diversos caíem também nas mãos das empresas de seguranças particulares, que também são de PADRES E EVANGELICOS? Ai culpam policias, dizem seriam também ladrões, quando na realidade PADRES e PASTORES comandam tudo de política em td o MUNDO, inclusive ganham do mundo todo em explorações de todas as ordens, mas aqui no Brasil também, se os policias não trabalharem como as podrecas querem, perdendo vidas a troco de nada, sem direitos a lutarem por melhores salários, quando reclamam, prendem, criam historinhas, para mantel os calados etc. trabalham onde são dirigidos, muitos mesmo sem saber só para fingir a sociedade, que eles que seriam culpados, mas quem vai nas empresas particulares de segurança, com tudo funcionando em paz e de graça? CATÓLICOS e evangélicas comandam as mídias e a maioria RACISTA! È muito conveniente para estes padres e pastores, na hora do retorno de nossos impostos, pedágios etc. em estradas, saúde, educação etc. Mandar cobrar de Deus ou de Jesus ou de políticos, quando na realidade, no mundo td eles é quem nos exploram por debaixo dos panos em TUDO através dos políticos, depois fazem literalmente caras de “santinhos, e ainda fazem campanhas o tempo td de pedintes? No mínimo tem que PRESTAR conta a sociedade de kd centavo, ganho e arrecado, pois se Deus e Jesus são amor, no mínimo, com tanto dinheiro que ganham era para ser tudo IMPECÁVEL, no mundo tdo, pois ganham com peregrinações, vendas de santos e etc. é o que fazem p/ o povo? Alem de exigir e EXPLORAREM com; MULTAS , IMPOSTOS, PEDÁGIOS, JUROS, etc. ainda monitoram as contas para td o ano, pagar IMPOSTO DE RENDA, SÓ EXIGEM E QUAIS SÃO OS NOSSO RETORNOS? E Deus e Jesus, santas etc. , não vemos fazerem nada pelos filhos(as) morrendo de frio e fome, nas portas destas igrejas, que não se sabe para que Deus quer tantas igrejas, com seus filhos morando nas suas portas, nas ruas, palafitas, nos LIXÕES etc. só fingem que fazem para “meia dúzia”, mas na realidade, induzem a tudo quanto é INJUSTIÇA SOCIAL E RACIAL! TEMOS QUE COBRAR, pois se Deus é amor com a quantidade de dinheiro que tem, TEM que ARCAR com toda a questão SOCIAL, mas querem o povo sofrendo, sem saúde, que estão tdo nas mãos destes PILANTRAS! ISTO SIM… É SACRIFICIO DA MAGIA BRANCA,   tdos os dias no mundo, há SECULOS, PASTORES E PADRES EMPURRAM A MORTE MILHÕES DE JOVENS principalmente PRETOS,  onde rouba tdos seus ritmos, pois antes era td do capeta satanás, agora virou td de Jesus, detalhe, samba, funk, hip hop, a maioria ficou branca? Donos da maioria das empresas, dificultam empregos com discriminações, para PRETOS ter que ir chorando, sofrendo para estas IGREJAS “ajuda-las”ep/ pagar DIZIMO??? Donos de diversos bancos e quando se deve a eles, COBRAM muito mais do que se devem. Está máfia religiosa, que com também isto, mais IMPOSTOS etc. NÓS patrocinamos indiretamente TUDO, pois quanto mais DROGADOS, BEBADOS, SEM EDUCAÇÃO, ALIENADOS, inebriados etc, para esta corja. pensam que dominam melhor “pagamos” (obrigam os políticos explorarem,) criando leis, indústrias de pedágios, multas etc. e exigindo da política também, que não se pague bem quem trabalha de verdade, como até mesmo, professores, policiais particulares, vá comparar com o salário de políticos? Que fazem o que querem e não vão presos? Pois muitos alem de lavarem dinheiro para as igrejas, criam formas de arrancar mais dinheiro do povo e nada mais são, que testa de ferros destes PILANTRAS RELIGIOSOS? E se particulares ganham mal, que dirá os de trabalhos públicos? Para sempre sobrar mais para os cofres de muitos PADRES E PASTORES SAFADOS??? Como se vê, parece que os ladrões estão roubando as pessoas ERRADAS, pois PADRES E PASTORES É QUE RETEM TD, depois se fingem de "santinho e POBREZINHOS"???

 

Lá vem eles usando o que deixaram de reservas, PADRES PRETOS, para fingir que não é a base NAZISTA, quem comanda o joguinho de REAIS LESMAS?? Ao invés destas BESTAS procurar ir trabalhar se tornar no mínimo DECENTES antes que seja tarde demais? Ficam por detrás inventando só o que sabem fazer; péssimas historinhas, E kd dia mais mostrar seus chifres e tão qual as lesmas mesmo. E CUIDADO…. CREME DE LESMA DE CARAMUJO NA PELE, ALEM DE FEDER MUITO, PODE MATAR HEHEHE, Como são CINICOS?? E ainda vamos nos divertir muito com tantas burrices, pois tentando dificultar para o povo continuar escravos, vão ser ainda mais profundamente ESCRAVISADOS, pelas suas próprias sandices!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço