Bahia: Vereadora Olívia Santana discute Política de Transplante de Órgãos para a comunidade negra

A vereadora Olívia Santana, como gestora da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador realiza, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), a audiência pública “A População Negra e a Política de Transplante de Órgãos e Doação de Medula Óssea”. O evento, marcado para o dia 28 de julho, às 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara, pretende conscientizar e estimular a doação de órgãos e medula óssea pela comunidade negra. 


A audiência será aberta com uma palestra do economista Alexandre Marinho, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresenta os resultados de sua mais recente pesquisa "Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Análise do Perfil dos Receptores por Sexo, Raça ou Cor". A pesquisa analisou dados de 1995 a 2004, fornecidos pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).


Os estudos mostram que mesmo ainda considerado insuficiente, o número de doações de órgãos no Brasil bateu recorde no ano de 2010, conforme dados do Ministério da Saúde (MS). O saldo de 1.896 doadores representou um crescimento de 14%, em relação ao ano anterior. Esse crescimento, no entanto, não aconteceu na Bahia, que contribuiu com apenas 57 dos doadores no resultado nacional. Em se tratando de medula óssea, existem no Brasil cerca de 1.200 pacientes à espera de um doador compatível. O Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) conta com 2,2 milhões de doadores registrados e a Bahia contribui com pouco mais de 36 mil cadastros.


Militante das causas negras, a vereadora Olívia Santana, pretende ampliar o debate sobre o assunto entre os afro-descendentes da Bahia. “Ainda há pouco esclarecimento sobre os transplantes de órgãos e principalmente de medula óssea. Queremos com esta audiência e com outras ações, fazer com que as pessoas saibam mais sobre o tema e se disponibilizem a doar. Para isso, também contaremos com o apoio de organizações do movimento negro”, garantiu. 


Entidades negras, como os blocos afros Olodum e Ilê Aiyê, e a União de Negros pela Igualdade (Unegro) apóiam a realização do evento. Estarão presentes na audiência os secretários estadual e municipal de Saúde, Jorge Solla e Gilberto José, além do vereador Jorge Jambeiro. Também compõem a mesa, o diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea, do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e coordenador do Redome, Luís Fernando Bouzas; o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes de Órgãos da Bahia (Coset), Eraldo Salustiano; o diretor da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), Roberto Schlindwein; e o presidente do GACC, Roberto Menezes.

 

Fonte: Assessoria


Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço