Exemplo: Baiano se forma em Direito aos 84 anos

Apaixonado por leis, aos 84 anos, Leur Teixeira realizou o sonho de ser bacharel em Direito. E a vida não foi fácil para o sétimo dos doze irmãos. Trabalhou como agricultor, técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio  e se formou em administração e pedagogia.  

“Sempre gostei muito de ler. Quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra Leur.  

A trajetória de estudos em meio ao sonho de ser advogado passou por várias etapas. De contador em seu próprio escritório passou a trabalhar na área financeira de uma empresa, onde cursou administração. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para direito, mas não passei. Somente em 2007 vi o sonho se transformando em realidade”, conta.  

Exemplo de vida –  Leur Teixeira nasceu em Ibirataia, no sudoeste da Bahia. Foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Aos 30 anos, ele foi para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa.Começou como assessor técnico. Há dois anos, quando chegou o período de estagiar, ele pediu para trabalhar na área jurídica e foi atendido. 

De acordo com o presidente da empresa, agora formado e se preparando para o teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele tem lugar garantido no setor jurídico e vai começar uma nova vida como advogado na empresa. 

Com muita alegria e sensação de mais uma meta realizada, o senhor Leur Teuxeira  já tem outros projetos. “Agora vou cursar pós-graduação em direito trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador”, afirma.  

Fonte: G1

Exibições: 686

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Adelson Silva de Brito em 3 abril 2012 às 19:38

Em tempo: Endossando o comentário feito pelo Nivaldo, eu me dirijo a Mãe Val: Kolofé Iya mi!

Xango bo si fun ó. Prabéns mãe, em meu nome, em nome do Doté Amilton de Sogbo e de Toda a omunidade do Vodun Zo.

Vodun paó na de ji!

Um Abraço

Ogan Adelson

Comentário de Dilnei Severo em 3 abril 2012 às 18:05

Exemplos assim são um soco na cara de muita gene acomodada e uma prova de que nós negros PODEMOS...

Parabéns Bel LEUR

Comentário de Inaiá Boa Morte Santos em 2 abril 2012 às 15:46

PARABÉN SENHOR LEUR TEIXEIRA: ESTE É UM GRANDE EXEMPLO PARA MUITOS JOVENS NEGROS SINAL DE PESEVERANÇA. E QUE NUNCA É TARDE PARA REALIZAÇÃO DE UM SONHO 

Comentário de edson santos vieira em 1 abril 2012 às 23:24

Edson Vieira              Irmão Leur Teixeira sua história merece um filme com o título: em meio à violência. Pois a vida de negro é difícil, já foi dito isso. Vejamos: em 60 já tentava passar no tal vestibular. Porquê vestibular? é ou não é pura violência participar de vestibular para entrar na faculdade? É uma disputa brutal a que se submete os negros. E ainda tem (Demo) quem seja contra as cotas raciais para as instituições de ensino. Considero que seus dois livros inevitavelmente, vão mostrar que no Brasil, negro ainda não saiu senzala. Parabéns extensivo a toda sua família que sofreu junto para conquistar as suas formaturas.  Edson Vieira

Comentário de maria cristina batista alves em 1 abril 2012 às 19:10

Parabéns companheiro,"Leur Teixeira", um exemplo  a ser seguido...

Comentário de nivaldo pereira em 31 março 2012 às 23:46

DENTRO DESSE EXEMPLO TÃO BONITO E DE CORAGEM QUERO LEMBRAR QUE NA TERÇA-FEIRA VAI COLAR GRAU A GRANDE MÃE VAL, ESSA SENHORA GUERREIRA, LUTADORA PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS. VAMOS NOS FAZER PRESENTES NESSA HOMENAGEM MAIS DO MERECIDA.

Comentário de nivaldo pereira em 31 março 2012 às 23:42

DENTRO DESSE EXEMPLO TÃO BONITO E DE CORAGEM QUERO LEMBRAR TAMBÉM QUE NA TERÇA-FEIRA  NA FACULDADE APOIO VAMOS VER OUTRO EXEMPLO DE GARRA, DETERMINAÇÃO, VONTADE E CORAGEM; POIS ESTOU FALANDO DA SENHORA VALDECI BARBOSA, MAIS CONHECIDA COMO MÃE VAL, QUE SERÁ CHAMADA COMO DRª. VALDECI BARBOSA VAMOS LEVAR ESSE APOIO A ESSA GRANDE GUERREIRA DE LUTA E CAMINHADA POR DIAS MELHORES. TERÇA-FEIRA, ÀS 19:00 HORAS.

Comentário de CECI SILVA em 31 março 2012 às 16:14

É MARAVILHOSO PERCEBER QUE OS LIMITES SÃO DETERMINADOS POR  NÓS APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES. PARABÉNS AO DR. TEIXEIRA.

Comentário de Adelson Silva de Brito em 31 março 2012 às 11:45

Pois é. O Dr. Leur Teixeira está mostrando o quanto nós negros temos, em muitos episódios da vida, que caminhar para chegar aos nossos respetcivos objetivos. Parabéns Doutor Leur! Eu sou hoje um mancebo de 58 anos incompletos, físico e pesqeuisador de radioatividade naturarl e estou fazend um curso de pós-graduação na Faculdade de Medicina da Bahia. É difícil. Mas com exemplos como o seu torna-se realizável.

Comentário de Patricia de Fatima Martins em 30 março 2012 às 22:15

Parabéns, teu esforço em transformar um sonho em realidade venceu!!!!!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço