Informação do seu jeito
Evento gratuito integra programação de aniversário dos 30 anos do bloco, denominado “Bodas de Pérola Negra”
Um dos blocos afro mais tradicionais de Salvador já está esquentando os tambores e atabaques para a realização da maior festa de rua do planeta, o Carnaval 2012, quando o bloco completará 30 anos de história. No próximo domingo (18), o bloco realiza a 6ª edição do Festival de Música e Arte da Associação Cultural Os Negões (FestNegões). O evento gratuito será a partir das 15h, no Largo do Monte Belém (Avenida Vasco da Gama, ao lado do viaduto da Av. Garibaldi), com a presença de convidados especiais.
O tema do FestNegões deste ano é o aniversário de 30 anos do bloco, denominado “Bodas de Pérola Negra”. Na ocasião, diversos compositores irão disputar a escolha da música tema, nas categorias Samba Tema e Samba Poesia, para o Carnaval 2012. Além do festival, o bloco afro “Os Negões” realiza ensaios especiais na Praça Quincas Berros D’Água (Pelourinho) nos dias 16 e 30/12, 13 e 27 de janeiro, sempre às 19h. No próximo ensaio, dia 16, a banda receberá como convidado especial o cantor Gerônimo (a confirmar) e a apresentação do balé afro Jogo de Ifá. Aos sábados, acontece os Ensaios Culturais de Rua, no Largo do Monte Belém, às 19h, com entrada gratuita.
“Com essas atividades e ações estamos aquecendo os tambores para a comemoração dos nossos 30 anos. Hoje, somos 200 músicos distribuídos entre a percussão e a ala de canto, sob regência do Mestre Tatá, que se dedicam para colocar o bloco na rua e para valorizar a identidade negra”, disse o presidente do bloco, Paulo Roberto Pereira. O bloco surgiu no Carnaval de 1982 e foi criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, mas no Carnaval sempre se dividiam entre os diversos blocos afro da cidade. Para não continuarem separados durante a folia, decidiram criar o bloco Os Negões.
Fest Negões
Para concorrer na escolha da música tema, nas categorias Samba Tema e Samba Poesia, o (a) candidato (a) deve se inscrever na sede do bloco (Avenida Vasco da Gama), das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, munidos de: identidade e CPF; 10 (dez) cópias legíveis da letra da composição digitadas na impressão de ofício A4, com espaçamento de 1,5 e fonte Arial e um CD com a gravação do ritmo que a música será interpretada. As duas composições musicais mais pontuadas de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 500 para o primeiro lugar e R$ 250 para o segundo. As inscrições gratuitas para a escolha da música tema vão até 16 de dezembro.
Responsabilidade social
O bloco “Os Negões” desenvolve projetos importantes para a população carente de Salvador como: cursos de capoeira e cidadania, fabricação de instrumentos de percussão e violão e oficinas de dança. Na área da educação, desde 2002, o bloco implantou, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o curso pré-vestibular e de alfabetização para jovens e adultos. “Estes projetos capacitam os participantes para o mercado de trabalho, mas, sobretudo, para um novo olhar sobre si mesmo, sobre o próprio corpo e sobre a realidade ao seu redor. Buscamos, por meio dessas oficinas, estimular o autoconhecimento, o enriquecimento cultural, uma visão futura transformadora, além da consciência de pertencimento. O resultado prático disso pode ser conferido em apresentações feitas durante o ano em escolas municipais, estaduais e demais instituições”, destacou Paulo Roberto Pereira.
Mais informações:
8765-2682 / 8607-7571
Twitter: @blocoosnegoes
Comentar
Identidade negra aparece quando nós mesmos, os negros , deixarmos de nos referirmos a nós mesmos pela cor da pele. É assim que atraímos os brancos para fazerem o mesmo e nos colocar no nosso lugar.
Este bloco, com todo respeito pelas suas atividades culturais deveria trocar de nome. "Negão" aqui no sul é o mesmo que te chamar de coisa.
Somente afirmar a negritude não resolve. O que interessa é o desenvolvimento do amor próprio, do aumento de nossa auto-estima para buscarmos horizontes diferentes.
Porque a Bahia não tem um representante negro. Ou os blocos são cada um por si ?
OLÁ PAULO. É DAISY DA DANÇA DE SALÃO. DEMORA MAIS AS COISAS ACONTECE. FICO FELIZ PELO BLOCO E POR VC. FELIZ 2012. COM MUITO AXÉ.BJOS
ainda existi racismo distiçao de cor sao 30 anos de militancia aprotesta liberdade e igualdade povo negro vamos a canta aut. sergio baleiro
PARABÉNS AOS NEGÕES,DA AMIGA DO RGS,COM FORTE ASÉ,MARILLENE PARÉ
© 2022 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô