Bloco Alvorada arrasta sambistas na Avenida e homenageia Roberto Mendes

Raimundo Sodré, Roberto Mendes e Gabby Moura. Foto: Edson Ruiz

As pombas brancas, os confetes, a sinfonia do sopro e a reverência musical a Ogum deram início ao cortejo de 39 anos do Bloco Alvorada no circuito Campo Grande. Já na concentração se podia sentir a animação e expectativa dos cerca de 2500 foliões sambistas que, a cada ano, são brindados com atrações locais e nacionais de grande sucesso.

Este ano, a família França trouxe o sambista Roberto Mendes como grande homenageado do Bloco. Para o santoamarense, o Alvorada é sinônimo de renovação. “Sinto-me refeito aqui, emocionado e muito feliz, pois essa homenagem é um grande prêmio em minha vida. O Alvorada alimenta meu conceito de cultura, é uma lição de respeito à soberania cultural brasileira. Louvo a coragem de Vadinho França e toda esta família Alvorada por perseverar com o samba em nosso carnaval”, disse o sambista que completa 40 anos de carreira. Pela primeira vez em solo baiano, a sambista carioca Gabby Moura, que participou da última edição do The Voice Brasil, estava animada. “Pra mim é uma honra, um presente receber esse convite de um bloco tão tradicional como o Alvorada. Já conhecia essa tradição e, além disso, estar com esses professores de samba, meus ídolos, é mais que um carnaval, é um aprendizado, uma experiência única”, afirmou a cantora que preparou repertório especial, com muito samba raiz.

De São Paulo, o Alvorada trouxe o “Príncipe do Pagode”, como é conhecido o sambista Reinaldo. “Fiquei feliz com o convite. É minha primeira vez com esta família e, pra mim, é uma realização pessoal e profissional poder participar desse desfile tradicional”, afirmou.  Há 39 anos na folia, o presidente do Alvorada, Valdinho França, falou da homenagem a Roberto Mendes e da tradição do bloco. “Há 14 anos que Mendes é nosso parceiro e a homenagem é um presente nosso à sua carreira de 40 anos dedicados ao samba. Fomos o 1º bloco de samba a sair na sexta de carnaval e essa perseverança fez do Alvorada uma referência na Bahia”, enfatizou. A foliã Vera Lucia Santos compartilha a mesma opinião. “O Alvorada é o melhor bloco de samba na Avenida, é maravilhoso sair com as amigas, todos juntos sambando com as melhores atrações do carnaval”, disse animada.

Foto: Edson Ruiz

Com o tema “Só se vê na Bahia”, o Bloco Alvorada levou ainda os convidados Raimundo Sodré, Délcio Luiz, ex Grupo Raça, Kiloucura e Fundo de Quintal, além do Grupo Bambeia (Prata da Casa) e as vozes marcantes de Aloísio Menezes (da Cacicada), Gal do Beco, Valdélio França, Marco Poca Olho (Samba Tororó), Bira (Negro de Fé) e Arnaldo (Tempero do Samba). O Alvorada integra o Carnaval Ouro Negro, programa de fomento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia / SecultBA voltado às entidades de matriz africana e de samba.

CARNAVAL DA CULTURA

O Carnaval da Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, garante apoio a centenas de artistas, grupos e entidades carnavalescas que vão desfilar no Carnaval do Pelô, no Ouro Negro e também na Pipoca em todos os circuitos da folia. O Carnaval da Cultura é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas a mistura de ritmos e gêneros musicais. A programação completa do Carnaval da Cultura está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e carnaval.bahia.com.br

Texto: Jamile Menezes

Fotos: Edson Cruz

Exibições: 190

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço