Bloco Alvorada fará festa para anunciar tema do Carnaval 2016

 Foto: Fafá M. Araújo

Dois importantes símbolos da resistência da cultura negra brasileira e da herança dos povos africanos estarão reunidos no Carnaval 2016, durante o desfile do Bloco Alvorada. Celebrando 41 anos de tradição do samba na Avenida, o Alvorada homenageará o centenário do Terreiro Bate Folha, referência maior do Candomblé de Nação Angola no Brasil, fundado em 1916.

O terreiro Bate Folha, localizado no bairro da Mata Escura, em Salvador, possui uma área de aproximadamente 15,5 hectares, sendo a maior área urbana remanescente da Mata Atlântica entre os templos religiosos de matriz africana. Sua importância para a cultura brasileira, em especial pela preservação da cultura banto, foi reconhecida por meio do tombamento como patrimônio cultural brasileiro, pelo IPHAN, em 2003. História que será contada pelo Bloco Alvorada, por meio das músicas, das vestimentas e da reverência do pioneiro bloco de samba da sexta-feira de Carnaval e de seus mais de três mil foliões.

O lançamento oficial do tema do Bloco Alvorada para o Carnaval 2016 será neste sábado, 28 de novembro, a partir das 14h, na Casa de Angola, espaço de preservação da cultura angolana na Bahia. A Casa de Angola fica na Praça dos Veteranos, Baixa dos Sapateiros, no pé da Ladeira da Independência, bairro do Gravatá, onde o Alvorada nasceu, em 1975, e onde até hoje fica localizada a sede do bloco. No lançamento não vai faltar samba, com os principais representantes do ritmo, entre grupos e cantores tradicionais da Bahia, que prestarão sua homenagem ao Bloco Alvorada e ao Terreiro Bate Folha. A festa de lançamento é gratuita e também servirá para apresentação das novidades para o carnaval, como as atrações, e o porquê da escolha deste tema.

Já no domingo, 29/11, a partir das 15h, os amantes do samba terão uma prévia do que será o Carnaval 2016 do Alvorada na Caminhada do Samba, que reunirá nove entidades carnavalescas, em um grande desfile pelo circuito oficial da folia momesca. Entre as atrações que animarão o trio do Alvorada estão: grupo Bambeia, Gal do Beco, Aloísio Menezes, Marco Poca Olho (Samba Tororó), Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Valdélio França, os grupos Relicário e Partido Popular, além das cantoras Juliana Ribeiro, Savannah Lima e Claudya Costta.

“Estamos apostando na diversidade de gêneros de samba, trazendo representantes da chula, do samba de roda, do samba junino e do partido alto; além da diversidade geracional, com veteranos e jovens talentos e, claro, a diversidade de gênero, com quatro mulheres como convidadas especiais do desfile”, pontua Vadinho França, fundador e presidente do Bloco Alvorada.

Será a décima edição do evento organizado pela União das Entidades de Samba da Bahia – UNESAMBA, e esse ano celebra marcos como os 40 anos do bloco Alvorada e os 50 anos de carreira do cantor e compositor Nelson Rufino, o poeta do samba. As pessoas interessadas em vestir a camisa da Caminhada do Samba podem trocar a vestimenta por 1 lata de leite em pó, na sede do bloco.

Na terça-feira, dia 1º de dezembro, às 19h, o Bloco Alvorada receberá homenagem na Câmara Municipal de Salvador, por meio de Sessão Especial, de autoria do vereador Moisés Rocha, pelos 40 anos de criação do bloco Alvorada e pelo Dia do Samba, comemorado em 02 de dezembro. 

Informações

Bloco Alvorada 

www.blocoalvorada.org.br 

71 3322 3684 

Ladeira da Independência, nº 68 - sala 202

Twitter: @alvoradabloco

Flirck: alvoradablocodesamba@yahoo.com.br

Youtube: AlvoradaSamba

Exibições: 219

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço