Bloco Alvorada realiza Lavagem da Fonte do Gravatá

 

 

Sábado, 16, o Alvorada levará o samba do Grupo Bambeia para as esquinas do Pelourinho. No domingo, 17, o bloco realiza mais uma Lavagem da Fonte do Gravatá, que reúne religiosidade, música e preservação do patrimônio.

 

Neste domingo, dia 17 de janeiro, acontece a tradicional Lavagem da Fonte do Gravatá, na Rua da Independência, também no Centro de Salvador. Será a 38º edição desta que já entrou para o calendário das festas populares da Bahia. Sempre realizada pelo Bloco Alvorada, que foi criado ao lado da fonte e até hoje mantem sua sede no bairro do Gravatá. A Lavagem conta com cortejo de baianas, saindo do Terreiro de Jesus, às 15h, com a percussão dos Meninos do Pelô, do saudoso Mestre Prego (falecido em 2010). Após o ritual de lavagem da fonte centenária, com água de cheiro, a festa será animada pelos grupos Academia do Samba, Pagode Versado e Jatobá, reunindo moradores, foliões do bloco e amantes do samba. 

Nanã e Nossa Senhora de Santana - A Lavagem tem como objetivo também chamar atenção para o valor histórico da Fonte do Gravatá, que é do século XVIII, e já abasteceu de água muitas residências do Centro da cidade. O bloco nasceu em 1975, na casa 55 da Rua do Gravatá, imóvel que fica justamente entre a fonte da orixá Nanã e a Igreja de Nossa Senhora de Santana. “A religiosidade é um dos pilares do samba e faz parte da história do Alvorada, que este ano homenageará, na Avenida, os 100 anos do Terreiro do Bate Folha, patrimônio da cultura e religião de matriz africana”, explica o presidente do bloco, Vadinho França.

Neste sábado, 16 de janeiro, o Bloco Alvorada inicia participação na programação do projeto ‘Música nas Esquinas do Pelourinho’. A atração principal será o Grupo Bambeia, que há 18 anos arrasta o bloco na Avenida. As apresentações acontecerão nas ruas e esquinas do Centro Histórico de Salvador, sempre das 19h às 21h, com acesso gratuito. A concentração é às 18h, no Restaurante Alaíde do Feijão, na Rua das Laranjeiras. O projeto prossegue aos sábados, dias 23 e 30 de janeiro de 2016.

Tema - Dois importantes símbolos da resistência da cultura negra brasileira e da herança dos povos africanos estarão reunidos no Carnaval 2016, durante o desfile do Bloco Alvorada. Celebrando 41 anos de tradição do samba na Avenida, o Alvorada homenageará o centenário do Terreiro Bate Folha, referência maior do Candomblé de Nação Angola no Brasil, fundado em 1916.

O terreiro Bate Folha, localizado no bairro da Mata Escura, em Salvador, possui uma área de aproximadamente 15,5 hectares, sendo a maior área urbana remanescente da Mata Atlântica entre os templos religiosos de matriz africana. Sua importância para a cultura brasileira, em especial pela preservação da cultura banto, foi reconhecida por meio do tombamento como patrimônio cultural brasileiro, pelo IPHAN, em 2003. História que será contada pelo Bloco Alvorada, por meio das músicas, das vestimentas e da reverência do pioneiro bloco de samba da sexta-feira de Carnaval e de seus mais de três mil foliões.

Atrações – Para prestar essa homenagem ao Terreiro do Bate Folha, o Bloco Alvorada reunirá um time de bambas, como o cantor Ferrugem, em sua primeira participação do Carnaval da Bahia, além do grupo Bambeia, que fará a base para a Ala de Canto do Alvorada, formada pelos sambistas Gal do Beco, Aloísio Menezes, Roberto Mendes, Raimundo Sodré , Valdélio França, Arnaldo (Tempero do Samba), Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho (Samba Tororó), Bira (Negros de Fé), Tiago (Relicário).

 

SERVIÇO

O que?Música nas Esquinas do Pelourinho’, com o Grupo Bambeia

Quando? Neste sábado, 16 de janeiro, e nos dias 23 e 30 de janeiro, das 19h às 21h,

A concentração às 18h, no Restaurante Alaíde do Feijão, na Rua das Laranjeiras.

Gratuito.

 

O quê?  38º Lavagem da Fonte do Gravatá, Ladeira da Independência - Centro

Quando?  Neste domingo, 17 de janeiro. Cortejo saindo do Pelourinho às 15h e shows no Gravatá a partir das 17h

Atrações? Cortejo de baianas e grupo de percussão Meninos do Pelô, e show dos grupos de samba: Academia do Samba, Pagode Versado e Jatobá, entre outros convidados

Aberto ao público

Exibições: 161

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço