Bloco “Os Negões” escolhe seu Negro Lindo nesta quinta (26), em Salvador

Evento ocorrerá no Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho), às 20h, com participação do Ilê Aiyê, Tonho Matéria e Cláudia Costa

Na próxima quinta (26), o bloco afro Os Negões escolhe, no Largo Pedro Arcanjo, o Negro Lindo do Carnaval 2012. A coroação do ganhador será às 20h e contará com a apresentação da banda Os Negões e a participação do Ilê Aiyê, do cantor Tonho Matéria e da sambista e cantora do Cortejo Afro, Claúdia Costa. Além da beleza plástica e simpatia, itens como cultura e conhecimento histórico também serão avaliados pelos jurados entre os dez candidatos que disputam a chance de ser o Negro Lindo. O evento conta com o patrocínio da Petrobras.

 

Vagner, o Negro Lindo do Carnaval 2011

O vencedor vai representar “Os Negões” no Carnaval 2012, sob o tema “Bodas de Pérola Negra”, em referência aos 30 anos do bloco completado durante este Carnaval, além de receber uma premiação em dinheiro. “O Negro Lindo foi umas das ações que criamos pensando no alto índice de jovens oriundos da comunidade do Monte Belém que estão inseridos neste perfil de valorização e reconhecimento da auto-estima e da identidade negra”, explica o presidente do bloco, Paulo Roberto Nascimento.
Os Negões já estão com o repertório pronto para agitar milhares de foliões nas ruas de Salvador no Carnaval 2012. Desde novembro, os integrantes banda do bloco, sob a regência do maestro Tatá, realizam ensaios culturais gratuitos aos sábados, no Largo do Monte Belém (Avenida Vasco da Gama) e a cada sexta-feira de 15 em 15 dias, na Praça Quincas Berro D'Água (Pelourinho).

 

Banda percussiva dos Negões


“Este Carnaval será muito importante para todos os integrantes da banda e do bloco, pois comemoramos 30 anos de história. Então os foliões podem esperar que vamos garantir momentos de muita alegria e descontração ao alcance de todos, na sexta, domingo e terça, no Circuito Osmar (Campo Grande)”, afirma o maestro Tatá.

 

Serviço:
O que: Escolha do Negro Lindo do Carnaval 2012 do Bloco Os Negões
Quando: 26 de janeiro (quinta-feira), às 20h
Onde: Largo Pedro Arcanjo (Pelourinho)
Entrada gratuita

 

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=AqJj1vW3xH8&feature=related

Exibições: 1198

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Sheilinha Rios em 31 janeiro 2012 às 19:15

Parabens ! pelo negro Lindo!!

Comentário de Dilnei Severo em 31 janeiro 2012 às 12:08

Puxa fui mexer no vespeiro.

Cara Nerildes e caro Jorge obrigado pelo retorno. Somente posso concordar com vocês quanto ao uso desta palavra horrorosa utilizada pelos brancos para nos colocar no nosso lugar numa situação:

Quando o tratamento é feito entre dois negros.

De outra forma o tratamento tem que ser pelo nome. Afinal não consta na minha certidão de nascimento o nome NEGRÃO.

Não somos coisas.

Somos pessoas e precisamos ser identificados na nossa particularidade pelo nosso NOME.

Meu nome é DILNEI SILVEIRA SEVERO.

Comentário de NERILDES COELHO SOARES em 31 janeiro 2012 às 11:40

Gostei muito do comentáio de Jorge Eumawilyê em relação a opinião de Dilnei Severo, ele realmente é um negrão e tanto por isso não deve sentir-se ofendido por isso. Minha mãe e meu marido são negros e costumo dizer que eles são minhas perolas negras. "Essa é pra vc: Negra são as cores das riquezas que existe em nosso País é a noite que ao deitarmos pedimos e recebemos orientações e energias de Deus e dos Orixas por isso sinta-se uma JOÍA RARA ao ser chamado de negão, um grande abraço e meus respeitos a vc negrão Gaúcho.

Comentário de JORGE EUMAWILYÊ SANTOS em 31 janeiro 2012 às 10:49

Meu Caríssimo DILNEI SEVERO! És severo mesmo, hein! Meu lindo! Antes de tudo costumo saudar os amigos e outras pessoas da forma que seguirá, agora: 'Olá! Tudo em paz? Paz sempre e, principalmente, quando seja possível,' Pois nem sempre sabemos ao certo o nome de uma pessoa. O que ocorre é que nós, os negros e as negras, sabemos perfeitamente quando alguém se utiliza de estereótipos negativos para nos desqualificar enquanto pessoas. Quanto a palavra "NEGRÃO", devo-lhe afiançar que gosto muito dela. Devo também afiancar-lhe que não gosto das palavras “NEGUINHO”, “PELÉ”, “MORENO/A” ou quaisquer outras do tipo. Soa mal intencionado, mesmo que de forma respeitosa, quando as utilizam. Porém é importante sabermos que as limitações de cada ser humano, principalmente em relação à etnicidades, são imensas e intensas. O projeto e a engenharia do racismo cuidaram muito bem disso. Portanto é - e concordo indubitavelmente com você - papel nosso desconstruir as contradições que nos tem sido impostas por muitos e muitos anos. É justamente por isso, e ou para isso, que fazemos parte de movimentos negros, fazemos parte de instituições negras e de movimentos com características laicas. Nós não criamos o racismo. Porém é nossa missão desconstruí-lo até a sua extinção total. Um forte e GRANDE abraço, meu NEGRÃO Gaucho! Bah, Tchê...  

Comentário de Dilnei Severo em 29 janeiro 2012 às 12:56

Sou gaucho, não conheço o bloco afro Os Negões mas penso o seguinte  a respeito do assunto:

Crescemos achando que só Tarcisio Meira , Toni Ramos , estes caras da Globo, sejam realmente homens bonitos.

Nó negros não somos acostumados a NÂO nos acharmos bonitos. Não nos chamamos nem mesmo pelo nome vamos direto para a cor da pele.

Acho muito boa a idéia de escolhermos o homem negro bonito.

Um negro pode ser juiz de direito, ministro, etc , mas se colocar uma bermuda e ir na padaria da esquina vai encontrar alguém chamando-o de "NEGRÃO".

Acho que esta palavra deveria ser excluída do nosso dicionário....

Ao contrário chamar alguém de alemão já é outra coisa. Ora, os alemães não viveram o estigma de 300 anos de escravidão sendo considerados como coisas.

Respeito os 30 anos do bloco , porém acho que deveriam mudar este nome...

Nós negros e o negro baiano , principalmente, temos de exercitar de modo repensado nosso amor próprio.

Dizer que sou "negão" satisfaz apenas aqueles que não conseguem ver um negro e sem sequer perguntar seu nome já saem chamando de "negrão".

TEMOS UM NOME que nossa mãezinha nos deu e a palavra mais delicada , mais saborosa que certamente gostamos de ouvir são as sílabas de nosso próprio nome...

É com pequenas atitudes que se muda o todo....

Comentário de JORGE EUMAWILYÊ SANTOS em 28 janeiro 2012 às 16:11

Olá a todos e a todas! Tudo em paz? Paz sempre e, principalmente, quando seja possível. Estive por lá a convite do amigo Paulinho (Ex-Zulus) Roberto Nascimento, para ajudar na comissão julgadora a escolher o Negro Lindo NEGÕES 2012. Ao lado de Tonho Matéria (Publicitário, Compositor e Cantor), Helder (Produtor Cultural e Articulista do Aldeia Nagô Agenda Cultural), Jorge Arruda (Secretário de Promoção da Igualdade de Pernambuco e meu parceiro na NSB - Negritude Socialista Brasileira do PSB - Partido Socialista Brasileiro), um companheiro do Subúrbio, do qual no momento não lembro o nome (MINHAS DESCULPAS), da queridíssima Vilma Reis (Presidenta do CDCN) e do outro parceiro - na NSB/PSB – o etnomultimídia Nadinho do Congo, penso que fizemos um bom trabalho e, dentre os tantos Belos Exemplares Negros que lá se apresentaram, acredito que escolhemos aquele que, realmente, foi o melhor tanto no desempenho do seu trabalho apresentativo junto ao publico quanto nas notas obtidas pela responsabilíssima comissão julgadora. O jovem vencedor é um experimentado dançarino, o qual já passou pelo nosso Malê-Debalê (pois sou um dos idealizadores e fundadores da instituição) enquanto Rei, carnaval passado. É morador da localidade de Nova Brasília de Itapuã e terá um grande futuro se decidir percorrer os caminhos da dança, onde também comecei a minha caminhada após trajetória artístico-estudantil no Colégio Lomanto Junior, no referido Bairro. Enquanto outro ponto alto da festividade, o amigo ator Jorge Washington (Bando de Teatro Olodum/Rede Globo) foi agraciado com o título de "PERSONALIDADE DO ANO", como reconhecimento do seu atual trabalho e pelo muito que, enquanto militante histórico do movimento negro baiano e brasileiro, contribuiu e continua contribuindo para a elevação do contingente deste segmento social. De modo que “Os Negões” (E as Negonas também) estão de parabéns pela Festa e pela passagem dos seus 30 Anos de trabalho e existência. E hoje, a partir das 19:00 horas, tem ensaio no Largo do Monte Belém na Vasco da Gama, para o próximo carnaval, sob o “tema “A Nova Angola”. Provavelmente darei uma passadinha por lá para ver a rapaziada, verdadeira negritude de outro pólo negro da cidade. Até lá, Ientão. 

 

Comentário de NERILDES COELHO SOARES em 27 janeiro 2012 às 10:18

Infelismente não fiquei sabendo estava de férias viajando, apesar de não ter a pele negra mas carrego o sangue dos meus ancestrais e esses eventos são otimos, mostramos nossa cultura e beleza, parabens ao bloco OS NEGÕES.

Comentário de ateuenasci em 27 janeiro 2012 às 7:20

Eu sou de Salvador, mas infelismente estou residindo em Sampa e eu fico imaginando como deve ser dificil escolher um negro lindo para o bloco OS NEGÕES, já que na capital baiana existe os negros mais belos do mundo.

www.nascimentofotos.blogspot.com

Comentário de daiana ribeiro em 27 janeiro 2012 às 2:40

não pude esta presente  na escolha do negro lindo mais carnaval estarei festejando junto com voces

Comentário de Bob Menezes em 26 janeiro 2012 às 17:04

Se eu morace em salvador eu participaria desse momento de gloria do bloco os negrões

 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço