Aconteceu na tarde de ontem (21) a aprovação do projeto de lei 0058 que institui o Plano Municipal de Políticas Publicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT
, em consonância com as determinações do Programa Brasil Sem Homofobia do Governo Federal. O plano fruto dos diálogos iniciados com o Orçamento Participativo - OP, bem como através dos processos da I Conferencia LGBT (2008) e se consolidando na II Conferencia (2011). Com apenas 03 (três) votos contra, o plano seguirá com caráter de urgência para o gabinete da prefeita para ser sancionado.
O plano que vem para responder pelos problemas vividos, cotidianamente, pela população LGBT. Segundo dados do Centro de Referencia LGBT Janaina Dutra (CRLGBT) quanta aos atendimentos a LGBT vitimas de homofobia, 59% ocorrem nos espaços públicos, escolares, institucionais da administração pública e de trabalho. Somente nos primeiros 08 meses de atuação do Centro o número de denúncias de homofobia, comparado aos primeiros 06 meses, aumentou em 92%.
“Isso é fruto de esforços coletivos da Prefeitura de Fortaleza, Coordenadoria da Diversidade Sexual e, sobretudo do Movimento Social LGBT de Fortaleza. O Plano já se encontra na mesa da prefeita para ser sancionado. A cidade de Fortaleza ficará mais colorida,” afirma Luana Marley, coordenadora do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra.
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô