#Cachoeira Festival São João leva música e debates para o Recôncavo da Bahia

Gilberto Gil é um dos participantes do Festival São João, com reflexões sobre as mudanças da festa ao longo dos anos

 gilberto gil

A Fundação Via Varejo, instituto de atuação e investimento cultural das Casas Bahia, realiza o Festival São João, que acontece em Cachoeira, Recôncavo da Bahia, nos dias 05 e 06 de junho. Em dois dias, às margens do Rio Paraguaçu, a histórica cidade de Cachoeira vai sediar o Festival São João com programação gratuita de palestras, rodas de conversas, shows e performances artísticas para discutir a importância da tradição da festa junina como parte da identidade do país. A abordagem vai recair também sobre as mudanças que a festa vem sofrendo ao longo dos anos.

Convidados - Durante toda a sexta-feira, no recém-inaugurado Cine Theatro Cachoeirano, mediadas por especialistas como a atriz, professora e gestora cultural, Arany Santana, e pelo cantor e compositor, Gilberto Gil, as plenárias vão contemplar a espetacularização das festas juninas em pequenas cidades, a participação e coletividade nos festejos, e o cenário da globalização, articuladas com rodadas de perguntas do público presente. Além de Gilberto Gil, foram convidados artistas como Mestre Avelino e Bule Bule (Antônio Ribeiro da Conceição), e pesquisadores como os professores, Jânio RoqueArany SantanaCarlota Gottschall e integrantes da escola de arte Oi Kabum e a Casa de Samba da Dona Dalva.

No ritmo da sanfona, o sábado será dos músicos locais, e quem abre as apresentações, na Praça da Aclamação, é forrozeiro de Conceição da Feira, Danton do Acordeon, seguido pelo representante da capital baiana do arrasta pé, Senhor do Bonfim, Cicinho de Assis. O encerramento será com show de Gilberto Gil & Cordetinos com participação especial de Lucy Alves, a multi-isntrumentista que participou, em 2013, do programa The Voice Brasil, da Rede Globo.

Braço da Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio, a Fundação Via Varejo é responsável pelos investimentos em ações que incentivam e promovam a cultura brasileira, o desenvolvimento social e humano e a qualidade de vida. Neste momento, o foco tem sido a valorização e difusão das festas populares, como o São João.

Transporte gratuito - Para possibilitar a participação de artistas e produtores culturais que atuam em Salvador, a Fundação Via Varejo, em parceria com o Instituto Mídia Étnica, irá viabilizar o transporte gratuito (ida e volta) para os interessados em assistir aos debates do 1º dia do Festival São João, 05/06. Para garantir vaga no ônibus que sairá de Salvador, basta preencher a ficha online no link abaixo e demonstrar seu envolvimento com a temática. A prioridade será para organizações sociais que atuam com festas populares, especialmente no São João, porque a iniciativa visa qualificar a gestão e produção de eventos que envolvam as manifestações e festas populares.

LINK PARA VAGA NO TRANSPORTE: http://migre.me/q6Q81

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

FestivaFSJ_cartazete_A3_v2

SERVIÇO:

O que? Festival São João 2015

Quando? Dias 05 e 06 de junho

Onde? Cachoeira-Bahia: palestras e debates no Cine Theatro Cachoeirano (Praça Teixeira de Freitas); apresentações musicais na Praça da Aclamação.

Realização: Suindara Radar e Rede, Expresso 2222 e Espiral, com o apoio das Casas Bahia, através da Fundação Via Varejo.

Transporte: vagas para 50 participantes no ônibus que sairá de Salvador (Shopping da Bahia, antigo Iguatemi), dia 05/06, às 7h30, com retorno às 18h30. Inscrições no transporte aqui http://migre.me/q6Q81

Palestras, show e transporte Salvador-Cachoeira (ida e volta) para o 1ª dia: GRATUITO

Exibições: 302

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço