Camaçari ganha programação cultural com show de Lazzo Matumbi em homenagem ao Dia da África


 

No dia 27 de maio, a cidade de Camaçari será palco de atividades em comemoração ao Dia da África, celebrado dia 25 de maio.  Às 9h, haverá uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores e, à noite (20h), Africanidades, evento com atividades culturais e a participação de artistas como Lazzo Matumbi e Cida Black, e as bandas Batuck Black, Irmandade Roots e Só Potência e, no Clube Social da cidade. A programação faz parte do calendário de atividades promovido pelo deputado estadual Bira Corôa (PT-BA).

 

O deputado Bira Corôa entregou recentemente a embaixadores de países africanos, em Brasília, uma minuta de protocolo de intenções do Governo do Estado para que as comemorações oficiais do Dia da África, que acontecem na capital federal, sejam transferidas para a Bahia no ano de 2012. O parlamentar vem intermediando a proposta com o corpo diplomático africano, representado pelo embaixador decano Thomas Sukutai Bvuma, do Zimbábue, e o embaixador Isidore Benjamim, do Benin, que preside o comitê organizador do Dia da África 2011.

 

O dia simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Na Bahia, a data é celebrada pelo seu valor histórico-cultural e pelas lutas por políticas afirmativas para os afrodescendentes. Esse ano, durante todo o mês de maio, o Mandato do deputado Bira Corôa promove atividades em municípios da Bahia, como mostra de documentários em escolas públicas, sensibilização de professores do ensino fundamental e médio sobre história e cultura da África, encontro de quilombolas, apresentações culturais, mesas de debates e sessões especiais, dentre outras.

 

O objetivo principal, segundo o deputado Bira Corôa, “é ampliar as discussões que contextualizam a data e estimular avanços na luta pela reparação e promoção dos afrodescendentes na sociedade baiana, além de divulgar e preservar as tradições e costumes africanos”, informou.

 

Nesta quinta-feira, 26/05, será realizada também uma Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, com a participação de representantes de embaixadas africanas no Brasil, secretários estaduais e universidades, dentre outros.

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço