Carlos Moore realiza palestra no Mercado dos Pinhões em Fortaleza

Acontecerá nesta quinta – feira (29) às 19h, no Mercado dos Pinhões, mais uma atividade do projeto “Tópicos e Utópicos.” A palestra desse mês tem como tema: Racismo e Sociedade com a participação do etnólogo cubano Carlos Moore. Essa é mais uma atividade realizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – COPPIR da Secretaria Direitos Humanos – SDH, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura – SECULTFOR em alusão ao mês da consciência negra.

O etnólogo Carlos Moore que mora em salvador há mais de dez anos, é também chefe de pesquisa na Escola para Estudos de Pós-Graduação e Pesquisas na Universidade do Caribe, em Kingston, na Jamaica. Possui diversas publicações sobre o negro e a sociedade, com foco no racismo.

Moore debaterá a gênese histórica do racismo, além de questionar a relação deste comportamento com a Modernidade ocidental. O etnólogo defende a tese que o racismo não se estrutura a partir da escravização ou sob um conceito biológico de raça, porém, do fenótipo.

Após palestra o momento ficará aberto para debate. Também ocorrerá a venda de livros de autor, e em especial o livro Racismo e Sociedade.

“Carlos Moore traz uma discussão importante para o Movimento Negro. A origem do racismo e a questão do racismo e luta de classe. E não poderia ser outra a contribuição da Gestão Municipal de Fortaleza, através da Secultfor e Coppir para o Novembro da Consciência Negra que fecha a Gestão Fortaleza Bela. Pautamos a Igualdade Racial construindo o Plano Municipal da Igualdade Racial transformando-o em projeto de lei que será aprovado pela Câmara Municipal aguarda a sanção da Sra. Prefeita Luizianne Lins. Venham todos para essa roda de conversa.” Informar Luiz Bernardo, Coordenador da COPPIR- Fortaleza.

 

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos – Fortaleza

 

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço