Clube do Samba Lança Orquestra Sambônica no dia do Samba

O Clube do Samba da Bahia e Pelourinho Cultural apresentam a primeira orquestra Sambônica do Estado

O lançamento acontece dia 02/12, Dia do Samba, no Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico de Salvador.

O Projeto Pelourinho Cultural e o Clube do Samba da Bahia apresentam no dia 02 de dezembro, dia do Samba a primeira orquestra sambônica da Bahia. O lançamento acontece a partir das 18 horas no palco que será montado no Cruzeiro de São Francisco no Centro Histórico de Salvador. O acesso é gratuito e livre para todos os públicos.

A iniciativa da criação de uma orquestra sambônica na Bahia é um projeto do Clube do Samba baiano como forma de reverenciar o ritmo preferido por grande parte da população de Salvador. A orquestra tem alguns objetivos a serem seguidos:

-Referenciar os compositores de samba da Bahia em suas apresentações, valorizando a criação de samba regional quer seja no samba de raiz, quanto o samba de roda.

-Difundir o aprendizado do samba de forma profissional, fazendo com tanto os integrantes da orquestra, quanto a platéia tenham um encontro genuíno com a musicalidade de forma qualitativa tanto no que diz respeito à execução quanto à qualidade das obras reproduzidas.

-Oferecer aos jovens de Salvador a oportunidade de aprender samba com sambistas de renome que integram a orquestra sambônica. Músicos que já se apresentaram em outros países e continentes e que continuam a desenvolver o seu trabalho na arte de forma criativa.

A Orquestra acompanhará os convidados, representantes dos Grupos Samba dos Amigos, Novos Tempos, Irmãos de Samba e Refino que se apresentarão no Cruzeiro de São Francisco, juntamente como Grupo Academia do Samba.

Para criar a orquestra foi preciso realizar pesquisa de campo para conhecer os integrantes que fizeram história no samba. Todos os integrantes já possuem um longo caminho e uma história de vida construída no samba, alguns inclusive com viagens internacionais para representar o ritmo.

Paulinho do Reco – Cantor, Compositor e ritmista integrou a ala de canto dos apaches do tororó, participou do Grupo os Independentes do Samba e até hoje faz parte do grupo oficial que acompanha as maiores estrelas na noite do Samba.

Bolão – Cantor e ritimista é já se apresentou em vários estados do Brasil e em Portugal. Atulmente se apresenta no Espaço Fundo do Cravinho as quartas e quintas- feiras.

Raimundinho – Instrumentista de harmonia, integrou os principais grupos de samba da Bahia como o Jatobá. Hoje aposentado se dedica à difusão do aprendizado do bandolim para jovens do bairro do Nordeste e Santa Cruz.

Nailton – Ritmista e cantor é um dos integrantes do Grupo Jatobá que tem mais de 30 anos de criação. Trabalhou durante 15 anos no Rio de Janeiro onde se apresentou com diversos expoentes do samba brasileiro a exemplo de Jorge Aragão e Almir Guineto e Noite Ilustrada.

Wando – Percussionista está no grupo Jatobá a mais de 15 anos, atualmente se apresenta em diversos municípios do estado da Bahia e oferece aulas de percussão para jovens de Narandiba.

Gileno – Se não o mais um dos mais conhecidos violonistas do estado. Já se apresentou com os maiores talentos do samba de Salvador a exemplo de Neto Bala e Aluísio Menezes.

Sérgio Gibi – Cantor, compositor é uma das cabeças mais talentosas do grupo. Elegeu a Bahia como a sua terra, oriundo de São Paulo. Atualmente compõe para vários grupos de Samba da Bahia e de Recife.

Gilson Verde – Violonista de Sete Cordas, já se apresentou com os principais ícones do samba nacional a exemplo de dona Ivone Lara, Sombrinha e outros. Possui um DVD gravado em recente excursão na Alemanha.

Serviço

Comemoração do Dia do Samba -Apresentação da Orquestra Sambônica da Bahia
Coordenação: Pelourinho Cultural
Data: 02 de dezembro,quarta-feira,Dia do Samba;
Horário: das 18 às 23 horas;
Local: Cruzeiro de São Francisco, Centro Histórico de Salvador/BA
Informações: (71)8726-9609
Investimento: acesso gratuito;
Classificação: livre para todos os públicos.

Exibições: 51

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço