Conselho da UFRJ repudia operação da Polícia Militar do Rio no Complexo da Maré

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em moção divulgada nesta quinta-feira (27), criticou as ações da Polícia Militar no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense, que resultaram na morte de dez pessoas na última segunda-feira (24). A UFRJ lembrou que a Maré é vizinha do principal campus da universidade, na Ilha do Fundão.

Assinada pelo reitor Carlos Levi, a nota manifesta o “total repúdio” a atitudes “de violência extremada, registradas em episódios em todo o país por grupos orquestrados, determinados a banir das ruas representantes de movimentos sociais e de partidos políticos, bem como os abusos cometidos pelas ações do estado, por meio das suas forças policiais”.

Em relação especificamente à atuação da polícia na Maré, após um protesto de reivindicação de direitos, a direção da UFRJ disse acompanhar com “preocupação indignada a ocorrência de ações militarizadas truculentas nas regiões mais carentes de recursos da cidade, que evidenciam o tratamento diferenciado que o Estado ainda confere às populações pobres”.

O Brasil, diz a nota, vive um momento de mudanças. Segundo o conselho, as manifestações populares nas ruas, sinalizam a “insatisfação recorrente com os dirigentes políticos e com a organização de Estado que pouco abre espaço para a participação popular”. Acrescenta que as respostas às vozes do povo já começam a aparecer, abrindo espaço para uma série de reflexões.

O conselho reiterou a defesa “intransigente” da liberdade de expressão e prestou “apoio solidário” aos movimentos populares, ao mesmo tempo em que defende a investigação e punição das violências cometidas, para que não se repitam no país os excessos registrados no período da ditadura militar.

O reitor afiançou, na nota, que a UFRJ seguirá acompanhando a participação do seu corpo de estudantes e funcionários nas manifestações, priorizando “a garantia da sua segurança e da sua integridade física e moral, a qualquer custo”.

Fonte: Portal EBC

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço