Consulado dos EUA traz jornalistas americanos para intercâmbio de Comunicação Comunitária em Salvador

O Consulado Geral dos EUA do Rio de Janeiro, em parceria com o Georgia Council for International Visitors e Instituto Mídia Étnica, está trazendo a Salvador os jornalistas americanos Crystal Brockton e Daniel Christopher Antoine. A iniciativa faz parte do Intercâmbio em Jornalismo Comunitário entre as cidades de Salvador e Atlanta, nos EUA. O foco do intercâmbio este ano são discussões sobre direitos civis, inclusão social e ações para promoção da igualdade racial. Brasil e EUA partilham dos mesmos objetivos a partir do Plano de Ação Conjunta para Eliminação da Discriminação Ética e Racial e Promoção da Igualdade (JAPER). O acordo foi bilateral foi assinado em 2008 e visa parcerias nos setores público e privado para atingir esses objetivos.

 

Salvador e Atlanta têm em comum o fato de que concentram uma das maiores populações afrodescendentes de seus respectivos países. Com o intercâmbio, o objetivo é promover a troca de experiências entre jovens jornalistas comunitários dos dois países e fortalecer os laços entre Brasil e EUA.

O  intercâmbio é composto de duas fases, cada uma com duração de uma semana. Na primeira fase, os dois jovens de Atlanta visitam Salvador. Na segunda fase, que acontece no fim do mês de novembro, vai ser a vez de duas jovens jornalistas soteropolitanas, Alane Reis, da TV Pelourinho; e Cristiana Fernandes, da Revista Afirmativa (escolhidas previamente através de seleção pública) irem a Atlanta.

 Os jornalistas comunitários norte-americanos visitarão Salvador de 25 de outubro  a 1° de novembro. Na capital baiana, o roteiro será variado: os participantes vão conhecer um pouco da cultura e dos aspectos sociais da Bahia. A programação inclui visitas ao Centro Histórico de Salvador, Bairro da Liberdade, Pelourinho, Cidade Baixa, Pernambués, Subúrbio Ferroviário e à Região do Recôncavo da Bahia, onde conhecerão a cidade histórica de Cachoeira. Os jornalistas americanos também vão conhecer o trabalho do Instituto Mídia Ética e de veículos de comunicação locais como TV Pelourinho e Jornal A Tarde; e de organizações sociais que atuam na área, como o projeto Oi Kabum, Desabafo Social e Nordeste Eu Sou. Os jornalistas terão audiência com a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, gestores municipais e vereadores. Outro destaque são os debates sobre igualdade racial e direitos humanos no Centro de Referência Nelson Mandela e na Defensoria Pública do Estado da Bahia, onde serão recebidos pela Ouvidora-Geral Vilma Reis. Durante todo período da vista, os participantes vão produzir conteúdo para seus meios de comunicação nos EUA e redes sociais sobre suas experiências no intercâmbio. A partir daí, a ideia é que tanto os jornalistas americanos como os baianos mantenham contato e multipliquem a informação, gerando uma rede de conhecimento compartilhado.

Alguns destaques da programação:

 

26/10 – Visita à sede Instituto Mídia Étncia e audiências com a vice-prefeita de Salvador e vereadores da Câmara Municipal de Salvador (tarde)

27/10 – City Tour por Salvador (manhã) e encontro com organizações do Pelourinho (tarde)

28/10 – Visita à rádio comunitária de Pernambués (manhã) e ao bairro da Liberdade, bloco afro Ilê Aiyê e audiência na Defensoria Pública do Estado da Bahia (tarde)

29/10 – Encontro sobre políticas públicas de combate ao racismo no Centro de Referência Nelson Mandela da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (manhã) e visita às organizações sociais e culturais do Nordeste (tarde)

30/10 – Visita à Cidade Baixa (manhã) e às organizações do Subúrbio Ferroviário de Salvador(tarde)

31/10 – Visita à Cidade de Cachoeira no Recôncavo da Bahia (manhã e tarde)

 

Mais informações: Assessoria de imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro – imprensario@state.gov. Telefones: (21) 3823-2122/2169

Exibições: 116

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço