Copa do Mundo é oportunidade para combater racismo

O próximo mundial de futebol na África do Sul oferece oportunidade para reavaliar a questão do racismo no esporte e para reforçar o grande potencial do evento no combate à xenofobia e outras formas de intolerância na sociedade


A afirmação está em mensagem divulgada pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pelo Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado no domingo.

Racismo

Ela afirmou que o simbolismo do mundial de futebol é muito importante. Pillay relembrou que o evento vai acontecer pela primeira vez na África e numa nação que durante muitos anos praticou uma política de racismo institucionalizado.

A Alta Comissária ressaltou que a decisão de organizar o mundial na África do Sul foi o fator de escolha do tema para as comemorações do dia internacional para a eliminação do racismo.

Xabier Celaya, porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, disse à Rádio ONU, de Genebra, que Navi Pillay enfatizou na mensagem os vários incidentes de racismo que têm ocorrido nos últimos anos em campos de futebol do mundo.

“Pillay disse que o racismo no esporte é um problema em muitos países e muitas modalidades esportivas. Ela pediu aos dirigentes para seguirem o exemplo de duas das principais autoridades do futebol, FIFA e UEFA, e planejarem campanhas sérias para erradicar o racismo do esporte em nível local, nacional e internacional”, disse.

Sharpeville

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, marca o aniversário do massacre de Sharpeville, quando dezenas de manifestantes pacíficos, que protestavam contra o apartheid, foram mortos pela polícia sul-africana.

Fonte: (Rádio ONU) Conferir em: WWW.NUCLEOOMIDUDU.ORG.BR

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço