Informação do seu jeito
No primeiro semestre no curso de Farmácia Generalista na Universidade Federal da Bahia, em 2008, a estudante Emily Karle dos Santos Conceição, 23 anos, se surpreendeu com a reação de uma professora.
“Eu estava calada e todo mundo na sala estava conversando. Uma entrou na sala e disse ‘Emily, eu só escuto a sua voz’. Eu respondi dizendo que estava calada. Aí ela me disse ‘sua presença já basta’. Eu nunca esqueci isso”, conta ao Correio Nagô a estudante que é negra e cotista.
Prestes a se formar, Emily relata que a trajetória como cotista em uma das maiores universidades do Nordeste não foi fácil. “Quer dizer que eu calada e ela me dá sermão, dizendo que minha presença já era demais. Esse foi apenas um caso. Tem também muito racismo institucional. Parece que a gente não existe, mas quando a gente demonstra competência as pessoas são obrigadas a nos tolerar”, complementa.
E foi com o estudo e o esforço que a estudante diz ter mudado a situação. No último dia 18 de outubro, Emily foi agraciada com o “Prêmio Inventor: Ufba Homenageia seus Inventores”.
Clique aqui para ler a história no Portal Correio Nagô
Comentar
O mundo td alem das campanhas de BOICOTES E DESLIGADAS DE AUDIENCIAS NAZISTA, mas já estão trabalhando a finco para EXIGIR ou por JUSTIÇA o o que nos é de DIREITOS!
COTAS PARA BRANCOS EM TD QUE SÃO DE CRIATIVIDADES PRETAS E INDIGENAS!!!!!!!!!!
PRETO E CINZAAAAAAAAAAAAAA
Parabéns Emily.
Parabéns por ter sido forte e confiado na força da sua ancestralidade Nagô.vanderlay
Parabéns!
Parabéns Emily, apesar deles (os professores doutores) nos olharem com desconfiança quando adentramos a universidade, você provou que com garra, determinação e disciplina se alcança a vitória, nosso objetivo maior. Não temos que mostrar pra ninguém que somos bons, nos sabemos o que somos e o que queremos. Axé de Zumbi e Abdias pra você!
Parabéns Emily, nós negras/os sabemos o que é concluir segmentos de estudo neste país!
Depois das "justificativas" do Rodrigo santana( neto da Adelaide) é um alento ler as notícias de seu recente sucesso, pois sei que mts virão.
Um abraço e sei que nem precisa te dizer para brilhar cada vez mais a ponto de ofuscar quem ousar te impedir.
Parabéns!!! se o problema é competencia, nao seja por isso. Brilhante.
© 2021 Criado por ERIC ROBERT.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!
Entrar em Correio Nagô