Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz - Tema da CUT-Bahia neste 1° de maio

Em 2012, a CUT-BA e o Ilê Aiyê, em parceria inédita, celebram o 1° de maio, Dia do Trabalhador, com o tema Sou negro e trabalhador: quero justiça e paz. O bairro da Liberdade, conhecido pela concentração de negros e por sua ligação com o movimento de combate ao racismo, será palco principal das comemorações que incluem atividades de cunho social e um ato-show na Praça do Plano Inclinado, com apresentações do Ilê Aiyê e outras atrações. A CUT-BA também realizará atividades no interior do estado, com destaque para a discussão de temas raciais.
O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, ressalta que com este tema a CUT-BA fortalece o combate às práticas de discriminação no estado que tem a maioria de sua população negra. “Na Bahia, os negros ainda enfrentam enormes dificuldades no mundo do trabalho e possuem menos acesso à educação, saúde, alimentação de qualidade, entre outros serviços importantes. Além disso, enfrentam a violência que tem tirado a vida de muitos jovens das periferias”, diz.
O secretário de Administração e Finanças da CUT-BA, Manoel Moura, enfatiza que a partir das discussões, a CUT-BA pretende elaborar um documento para ser entregue a parlamentares e gestores públicos, pontuando questões que afligem a população negra. “A CUT-BA avalia que o combate ao racismo visa romper com a lógica que coloca o afrodescendente como marginal na sociedade”, alerta o dirigente.
O secretário de Combate ao Racismo da CUT-BA, Pedro Barbosa, o Peu, destaca que a Central tem ampliado a sua luta para que os negros tenham melhores condições de vida e de trabalho. “Já avançamos muito, mas ainda temos muito a conquistar. O negro tem que continuar lutando por seu espaço e a CUT está forte e atuante nesta luta”, diz o dirigente.

Exibições: 128

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço