Dia da Consciência Negra tem programação especial em Natal - RN

Apresentações culturais aconteceram em Mãe Luiza, Lagoa Nova, Cidade Alta e Ribeira. Escolhido em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, 20 de Novembro celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data simbólica na qual o guia máximo da resistência Negra contra o sistema de escravidão assassinado em 1695 é homenageado. A data é exaltada em mais de 700 municípios espalhados pelo país e foi legitimada pelo projeto lei número 10.639 no dia nove de janeiro de 2003.

Em Natal, a terça-feira (20) teve uma programação diferenciada em diversos pontos da cidade. De acordo com Silmara Rodrigues, Coordenadora do Projeto da Central Única das Favelas (CUFA), a agenda de manifestações culturais no bairro de Mãe Luiza seguiu cheia até o final do dia.

A partir das 15h foram realizadas oficinas de capoeira e de break - estilo de dança desenvolvida no chão e que figura com um dos elementos da cultura hip hop ao lado do Rap - do grafite e do DJ. Houve  também apresentação  do Grupo de Circo Tropa Trupe, além da ONG Zoom, além da presença de um grupo quilombola.

Elizabeth Lima da Silva, coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, explicou que pela manhã aconteceu uma audiência pública na Assembleia Legislativa para analisar e debater problemas enfrentados pelos afrodescendentes.

A tarde, No CAIC de Lagoa Nova, foi a vez  do 3º Desfile da Beleza Negra. Outra atividade foi a caminhada da Cidade Alta até a Ribeira. Na chegada, no Largo Dom Bosco, grupos musicais e de dança fizeram o encerramento da data às 18h com apresentações turístico-culturais.

Por Elisângela Ferreira, correspondente do Correio Nagô no Rio Grande do Norte

Exibições: 139

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço