Dia da Consciência Negra será celebrado com Fórum Internacional na UFRB

Evento acontece de 20 a 22 de novembro, com extensa programação acadêmica e artística. Inscrições estão abertas. Entre os shows gratuitos: banda Didá, Lazzo Matumbi e Luiz Melodia.

 

Na próxima quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, acontece a cerimônia de abertura do II Fórum Internacional 20 de Novembro, realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2013, em Cruz das Almas, a 146km de Salvador. A abertura acontece às 9h, com a conferência “Descolonização do Conhecimento no Século XXI”, ministrada pelo Professor Doutor Ramón Grosfoguel, de Porto Rico. Simultaneamente, acontece a sétima edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social, celebrando a data máxima para a luta dos afro-brasileiros pela dignidade e igualdade de direitos.

O primeiro dia do evento será de intensos debates e oficinas, sobre temas como Música e Artes Negras, Saberes e Práticas de Saúde, Culturas Digitais e Mídia, além de Historiografia e Filosofia Negras. Entre as presenças confirmadas: a escritora e educadora Vanda Machado; a performance do trio de poetisas e atrizes, Importuno Poético; o cineasta e gestor cultural Pola Ribeiro; os historiadores Walter Fraga, Wlamyra Albuquerque e Juvenal de Carvalho; o angolano Camilo Afonso, diretor da Casa de Angola na Bahia, entre outros. O dia será encerrado com um show da banda percussiva feminina Didá.

No dia 21, às 10h30, haverá exibição do documentário Raça, mais recente produção do cineasta e pesquisador Joelzito Araújo, que estará presente para um bate papo com o público, logo após a exibição. Os debates deste segundo dia será em torno da Educação e Relações Étnico-Raciais, Racismo Institucional e a Questão Quilombola. Uma mesa reunirá lideranças de comunidades remanescentes de quilombo da Bahia: Rio dos Macacos, São Francisco do Paraguaçu, Santiago do Iguape e Comunidade da Linha. Neste mesmo dia, haverá show do cantor Lazzo Maumbi, que acaba de lançar seu oitavo disco, sempre com referências do jazz, reggae, soul e ritmos africanos.

O encerramento do Fórum será no dia 22, a partir das 16h, com a conferência “Populações Negras e a sociedade do conhecimento no século XXI”, com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (SEPPIR) e Paulo Gabriel Soledade, reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Logo depois haverá entrega do Prêmio Mário Gusmão para personalidades negras destacadas e show gratuito do cantor carioca, Luiz Melodia, às 20h30.

Ao longo do dia _ O último dia será dedicado a temas como ações afirmativas, feminismo e sexualidades, ativismo estudantil e as relações entre Brasil e África. Em uma das mesas, empreendedores negos apresentarão suas experiências à frente de espaços culturais como o D ´Venetta, Katuka e a Cantina da Lua. Em torno da literatura africana e afro-brasileira, estarão reunidos os poetas e escritores José Carlos Limeira, Aline França e a angolana Isabel Ferreira. Veja a programação completa: http://www.ufrb.edu.br/forum/programacao

Nos três dias do evento, haverá apresentação de grupos de trabalhos, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, exposição fotográfica, feira de arte e cultura negra, mostra de filmes e performances artísticas.

A Data - Formada por 84,3% de afrodescendentes autodeclarados, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra a data mais importante da luta dos afrodescendentes do Brasil. 20 de Novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, em memória da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, na Serra da Barriga, atual Estado de Alagoas.

O Fórum é uma realização da PROPAAE - Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, da PROEXT - Pró-Reitoria de Extensão da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com produção da Mil Produções Artísticas.

 

 

SERVIÇOS

II Fórum Internacional 20 de Novembro e

VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

 

•          Grupos de trabalho, conferências, simpósios, rodas de conversa, mesas-redondas, oficinas e minicursos, editais para produções acadêmicas, literárias e fotográficas, feira de arte e cultura negra, premiações, mostra de filmes e performances artísticas;

•          De 20 a 22 de novembro de 2013;

•          Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, 146km de Salvador;

•          Inscrições de trabalhos e mais informações: http://ufrb.edu.br/forum

 

Exibições: 465

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2020   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço