Dia da Mulher Negra será lembrado Hoje por entidades

O núcleo de estudos sobre a mulher (NEM) e Articulação de mulheres brasileiras (AMB) promovem, hoje, uma ação cultural no Cafezal, que fica no memorial de resistência do RN. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que transcorre anualmente no dia 25 de julho. As mulheres negras da diáspora africana celebram a data como símbolo de união e de reconhecimento mundial de suas vidas guerreiras, combativas e imprescindíveis à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural. Estas mulheres negras têm, em comum, vidas marcadas pela opressão de gênero, agravadas pelo racismo e pela exploração de classe social.

A escolha da data ocorreu no I Encontro das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que aconteceu na República Dominicana, em 1992. Mais de setenta mulheres negras de diversos países estiveram presentes no evento, com o objetivo de dar visibilidade à sua presença nestes continentes. O dia também representa a luta pelo empoderamento das mulheres negras fora da África. No RN as atividades culturais serão marcadas pela exposição fotográfica intitulada negro lindo, de autoria do fotográfo Pacífico Medeiros. Também serão expostos cartazes que retratam a desigualdade social sofrida pelas mulheres. Músicas, trançados entre outras ações também marcarão o dia. No espaço haverá um painel onde as mulheres negras poderão expor como se sentem.

 Na ocasião também será lançada a campanha nacional da AMB, intitulada “Não tenho vergonha do meu cabelo. Tenha vergonha do seu preconceito”, que tem como objetivo lutar contra violência, não apenas física, mas a violência social e cultural vivida pelas mulheres negras. Embora a data tenha sido instituída há 10 anos, essa será a primeira vez em que o NEM vai comemorar a data, tendo em vista que o núcleo estava voltado a outros enfoques.

Exibições: 94

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço