Dia do samba reggae em Barcelona, Espanha.

O samba reggae e tem dia em Barcelona: 15 de outubro de 2011.

O evento decorre da idéia de Alex Rosa (Ilê Aiyê percussionista), em colaboração com o Jove Espai Bocanord, divulgar e trazer música e dança de origem e características da Bahia para o publico interessado pelos ritmos afro-brasileiros.

Alex Rosa
Nascido em Salvador de Bahia, Alex Rosa começou sua carreira musical na idade de 10 anos na banda Ere, a escola é famoso bloco afro Ilê Aiyê.

Pouco tempo depois, participou da criação da Banda Axé, formação musical do Projeto Axé do qual formava parte e, continuando na trajetória dentro do Ilê Aiyê, tornou-se parte da Band'Aiye, formação profissional de palco do bloco. Paralelamente abriu a academia Quilombo no centro histórico de Salvador onde lecionou dança e percussão a vários músicos profissionais e alunos vindos de diferentes lugares do mundo. Durante sua longa carreira como percussionista profissional tem partecipado de várias turnês e festivais internacionais oferecendo cursos, workshops e master classes de percussão e dança, espalhando a musicalidade afro-brasileira.

Em 2006 se estabeleceu em Barcelona, Espanha, onde ele continua espalhando a cultura afro-brasileira e transmitindo conhecimentos e musicalidade para a população europeia, oferecendo cursos de percussão e aulas de dança e participando em vários shows.

Em 2008 fundou a Associação Cultural Ketubara, banda de percussão afro-brasileira que atualmente também tem um grupo de dança. Nos últimos anos tem participado em festivais como o Sambeando (Córdoba), Reperkusion Festival (Monleón Magnoac, França), Festival Samba (Coburg, Alemanha), Percussão Lach (Narbonne, França)...

Ao longo dos meses de junho e julho de 2010 promoveu e organizou a gira de Ilê Aiyê com Ketubara em diversas cidades europeias: Barcelona, Zaragoza, Granada, Paris, Marsella... fazendo parte da gira se programaram Workshops e Master classes de dança y percussão nos que Alex Rosa partecipou, como integrante da banda Ilê Aiyê, na la docencia dos cursos.


Samba Reggae

A finais dos ´80 o samba-reggae fez no Brasil uma revolução musical de resonância universal. Este novo estilo musical nasceu da fusão de diversos ritmos afro-brasileños como o samba afro, samba duro, o ijexá ou o afoxé, com ritmos do Caribe como o reggae ou o merengue.

Neguinho do Samba
Neguinho do Samba
Neguinho do Samba
História do Samba Reggae contado pelo "Jornal da Globo"
Neguinho do Samba dirigindo a banda Olodum

O precursor do samba-reggae foi Neguinho do Samba, que tras deixar o bloco Ilê Aiyê fundou a banda Olodum, com a que ensaiava pelas ruas do Pelourinho (centro histórico de Salvador de Bahía) usando duas baquetas para tocar o repique e criou novos ritmos que, em poco tempo, foram imitados por numerosas formações de percussão.

Bocanord
O centro jovem Bocanord é um espaço do Ayuntamiento de Barcelona (a Prefeituria) situado no distrito de Horta-Guinardó que quer facilitar serviços para a juventude do bairro e da cidade. O centro está equipado com muitos recursos, 2300 m2 em diferentes tipos de espaços e uma grande equipa de bons profissionais para dar resposta, com muitas atividades, às necessidades, interesses e demandas dos jovens.

Ao longo da manhã e da tarde haverá cursos de dança e percussão, assim como uma Master Class, nos diferentes espaços do centro e a partir das 21h começarão os concertos com três bandas veteranas de samba-reggae no panorama musical atual na Espanha: Yorubahia, Coco Malangão e Ketubara.

Exibições: 599

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço