Dia Municipal da Periferia em Salvador será comemorado com debate

547133 623011384394298 1965293517 n

Redação Correio Nagô – Para celebrar o dia 23 de Abril, Dia Municipal das Periferias de Salvador, os jovens comunicadores do grupo Mídia Periférica vão realizar mais uma edição do projeto Diálogos das Juventudes de Periferia. O evento acontecerá na Sala Luiz Orlando da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, às 18h, no bairro dos Barris, em Salvador.

Com capacidade para 80 pessoas, a sala vai servir de espaço para o debate em comemoração à data. De acordo com a produção do projeto, estão cotados para participar do diálogo: MC Nouve, o empreendedor Tau Silva, o grafiteiro Júlio e dois representantes da Câmara Municipal, os vereadores Carlos Suica e Silvio Humberto Cunha , presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Segurança.

“Com este Diálogo a expectativa é que saiam dali demandas para que os representantes do Legislativo possam levar os anseios para que no ano que vem a data 23 de Abril seja uma data onde ocorram diversas manifestações na cidade voltadas à cultura de periferias e assistência dos moradores das comunidades”, ressalta a produção.

No próximo sábado, dia 27, ocorrerá ainda uma intervenção urbana com grafite nos muros da Rua Maria Antonieta, situada em Cajazeiras XI. No fim da tarde, o MC Nouve e mais alguns amigos irão animar a comunidade, com Rap para fechar as atividades. A partir das 18h, a comunidade receberá a sua primeira sessão de cinema ao ar livre, com o cine debate, a partir do filme “5X Favela – Agora por Nós Mesmo”. Os debatedores serão a Fotógrafa Nara Gentil e o jovem comunicador e morador da comunidade Enderson Araújo.

“Os jovens do grupo Mídia Periférica acreditam que esta data deve ser um dia em que a periferia mostre que não está invisibilizada, pois há cultura sendo produzida pelos jovens, articulações estão sendo organizadas. Os movimentos marginalizados pelo sistema estão invadindo o centro da cidade para ocupar espaços públicos, levando entretenimento e cultura para as pessoas que circulam por este local”, divulga a produção de evento.

Data - A eleição do dia 23 de abril como o Dia Municipal da Favela, do Subúrbio e da Periferia foi resultado de um projeto da ex-vereadora Leo Kret votado e votado e aprovado pela Câmara em 22 de Abril de 2009. A referência é em homenagem ao surgimento do Bairro da Paz que, em 23 de abril de 1982, se tornou uma ocupação urbana. Inicialmente denominado de invasão das Malvinas, em virtude dos conflitos da época, entre a Inglaterra e a Argentina, pela disputa das Ilhas Falklands, a ocupação recebeu uma violenta repressão policial e uma forte pressão da administração municipal e estadual. Na década de 90, as primeiras reivindicações populares começaram a ser atendidas dando ao local, características de bairro: instalação de telefones públicos, transporte coletivo, rede de energia, implantação de uma escola, posto de saúde. Em 1992, entidades ligadas à Igreja Católica, que acompanharam o processo de ocupação, sugeriram um plebiscito para a mudança do nome do bairro, que passou a se chamar Bairro da Paz.

Exibições: 193

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço