Dica de Livro: Políticas Públicas e Desigualdade Racial


Sob a presidência do competente Economista Marcio Pochmann, o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, tem desenvolvido bons trabalhos, dentre os quais a publicação “As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil 120 Anos Após a Abolição”.

Resumo: o livro apresenta um conjunto de estudos enfocando diversos aspectos da questão racial no Brasil. Inicia com um enfoque histórico (capítulo 1), que analisa a formação do mercado de trabalho brasileiro à luz do passado escravista e da transição para o trabalho livre. Na seqüência, há um capítulo (2) sobre a discriminação racial e a ideologia do branqueamento que ganham força, sobretudo a partir da abolição.

O terceiro capítulo trata do tema racial tendo em vista as diferentes abordagens sobre a questão da mobilidade social, proporcionando um rico quadro da trajetória dos estudos relacionados ao tema. Os capítulos 4 e 5 tratam dos dados mais recentes sobre as desigualdades raciais, extraídos da Pnad: um sobre os aspectos demográficos outro sobre os diferencias de renda. Já o capítulo 6 trata das políticas públicas de combate à desigualdade racial no Brasil, seus limites e abrangência. Finalmente, no capítulo 7 são apresentadas algumas conclusões com base no que foi discutido nos capítulos anteriores.

Solicitação de exemplares impressos: glaucia@ipea.gov.br

Você também pode fazer download do livro em .pdf aqui no Correio Nagô:

Livro_desigualdadesraciais.pdf

Ou diretamente no site do IPEA:

http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/Livro_desigualdadesraciais.pdf


Exibições: 99

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço