Documentário sobre Alaíde do Feijão será exibido no Pelourinho, em Salvador (16/03)

Amanhã, dia 16 de março, às 19h,  acontece no Pelourinho, em Salvador, a exibição do documentário Alaíde do Feijão, dirigido pelo publicitário baiano João Silva. 

Com 26 minutos de duração, o vídeo conta a trajetória de Alaíde, especialista em feijoada desde quando, ainda menina, ajudava a mãe a vender a iguaria na porta do Elevador Lacerda. O documentário conta com depoimento de diversas personalidades baianas, entre as quais Póla Ribeiro, diretor do Irdeb, e Antonio Carlos “Vovô”, presidente do Ilê Aiyê. Segundo João Silva, o vídeo documentário mostra “como um dos principais pratos da culinária brasileira contribui para a resistência e promoção cultural de um povo".

Aos 62 anos, Alaíde Conceição, mais conhecida como Alaíde do Feijão, esbanja energia e alegria. A herança negra deu ao famoso prato de feijoada dessa cozinheira de mão cheia um valor que vai além do sabor: é reconhecido enquanto cultura de resistência de um povo. A exibição é gratuita e acontece em frente ao Restaurante Alaíde do Feijão na Rua 12 de outubro, nº 2, Pelourinho.


Ficha Técnica:
Realização: Instituto Maria Preta
Produção: Fundo de Quintal e Maria Comunicação
Argumento e montagem: Jorge Alfredo
Direção de fotografia: Pepito Gonzales
Edição: Wandilson Dica
Finalização: Igor
Direção: João Silva


Exibições: 133

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de edson santos vieira em 19 março 2011 às 21:21

  Ao mesmo tempo em que através do Correio Nagô dou os parabéns a Alaíde do feijão, peço licença a esta simbólica mulher para reconhecer como importantíssima,  a sacada do grande Diretor baiano João Silva, que com este documentário dirige o meu olhar para as diversas expressões culturais, a exemplo do homem que passa desde muitas décadas pela minha rua tocando seu triângulo que, de cujo som, liberta-se a informação: é o quebra-queixo!. Quem não se lembra também do pirulito caseiro vendido de porta em porta e o jogo de dominó na porta de casa? por tudo isso, o meu faminto abraço em Alaíde do feijão e meus agradecimentos ao Mestre João Silva pela aula de cultura.

Edson-Negralidade-Vieira

Comentário de anita de jesus costa em 16 março 2011 às 17:56
parabens alaide...vc é uma guerreira...
Comentário de Ubirajara Santa Rosa em 15 março 2011 às 21:49

Já era hora reconhecer o talento desta grande e amada amiga, pelo seu dom que a mãe natureza e a força do Deus Supremo (Orun), juntamente com os Orixas, valeu! Parabens pelo grande reconhecimento desta grande mãe e filha.

Comentário de dulcineia fatima de souza em 15 março 2011 às 16:36
pminhas felicitações a alaíde pois batalhadora como ela é merece todas as homenagens que lhe forem concedidas pois é uma pessoa de primeira grandeza

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço