Dona Dalva recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFRB

O samba de roda da Bahia está em festa! O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou no dia 31 de outubro a proposta que concede o título de Doutora Honoris Causa a Dalva Damiana de Freitas, sambadeira, cantora e compositora da cidade de Cachoeira, Recôncavo da Bahia. A entrega do título será entregue no dia 22 de novembro, durante o Fórum Internacional 20 de novembro, que acontece no campus da UFRB de Cruz das Almas.
Dona Dalva, como é conhecida, tem 84 anos e fundou o Samba de Roda Suerdieck em 1961. Participou das articulações para o reconhecimento do Samba de Roda como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005. Hoje ela mantém, junto com sua equipe a Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana de Freitas, o Samba de Roda Flor Mirim (criado em 1980), além de ajudar na formação da Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo. Segundo o Conselho, esses feitos ajudam no fortalecimento e preservação do patrimônio artístico-cultural do Recôncavo.
Para Any Manuela Freitas, neta de Dona Dalva e coordenadora do samba, o título é um reconhecimento da dedicação de sua avó ao samba. “Sua vida foi dedicada ao Samba de Roda. Ela merece, sempre compartilhou seus saberes e por isso teve diversos apoiadores. Para as culturas populares do Recôncavo é um marco importante, pois é a primeira a receber este título da instituição”, fala entusiasmada.
A outorga do título Doutora Honoris Causa é o primeiro oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, criada há sete anos. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Apresentada pelo Conselho Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) em julho deste ano, a proposta foi aprovada em 31 de outubro durante reunião do Conselho Universitário.
Texto de Lorena Morais | Foto: Carlos França

Exibições: 352

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Luis de la Orden Morais em 11 novembro 2012 às 14:27

Totalmente merecido, uma mulher que em si é um patrimônio vivo do Reconcâvo e do Brasil. Ótimo ver você por aqui, Lorena!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço