Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite *

 

  

Crédito: Glei Soares / Programa Diversidade

 

        Com a devida licença, plagiando Caetano Veloso: no lugar do verso "A Praça Castro Alves é do Povo", o porto- alegrense pode e deve cantar "A Cidade Baixa é do Povo” como se  confirmou no último domingo, no dia 21 de fevereiro de 2016.  Graças a DEUS , ou melhor, na tradição africana a OLORUM .

   

      Os festejos de Momo, em seus primórdios, na Cidade Baixa, no Areal da Baronesa. Ilhota e na Antiga Colônia Africana se constituiram em resistência cultural da população afrodescendente presente na capital gaúcha. Assim como a Praça Onze foi o núcleo, donde o samba carioca se originou, a Cidade Baixa foi reduto da tradição musical de origem africana. O samba nos remete a palavra em dialeto Yorubá  “semba”, significando umbigada, ou seja ,uma dança de roda presente nas horas de folga dos escravizados ou libertos,  sendo a célula "mater" das rodas de samba  espalhadas por este Brasil afora tão rico em diversidade cultural.

 

      O Carnaval na Cidade Baixa está apenas se apropriando de um espaço que lhe pertence por justiça no contexto histórico da cidade. Ainda que as perseguições, preconceitos e conservadorismos elitistas tenham se levantado contra o samba, a tradição e a vontade popular prevaleceram, e o povo ocupou um espaço que sempre fez parte do imaginário das Festas de Momo, como bem afirma o especialista sobre a história do Carnaval, em Porto Alegre, o jornalista Cláudio Brito.

http://www.youtube.com/watch?v=nhm5hDICs1g

 Programa Diversidade - Clip do Carnaval de Rua de Porto Alegre  Neste vídeo  se encontra o depoimento de Pernambuco :  um  veterano defensor da cultura popular e militante do Movimento Negro no Rio Grande do Sul.

                                                                                   

                                                                                       Pesquisador e Coordenador do setor de imprensa do Musecom *

 

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço