Encruzilhadas da Padilha: sexualidade feminina como ameaça

Curso Conversando com sua História inicia novo ciclo de debates
Em sua 8ª edição, o curso levará para a Biblioteca Pública historiadores e pesquisadores para debater temas da História da Bahia

Rever temas da história da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso Conversando com sua História que, em sua 8ª edição, iniciará um novo ciclo de debates, no dia 4 de maio (terça-feira), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Na abertura, o professor e ator Armindo Bião falará sobre a permanência da idéia da sexualidade feminina como ameaça, em “Encruzilhadas da Padilha, do século XIV ao XXI”. Promovido pelo Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon / Secult, o curso tem inscrição gratuita.

O tema do primeiro debate é resultado do projeto de pesquisa iniciado pelo prof.º Armindo Bião em 2007. Desde então, já foi publicado no formato de artigo e apresentado em diversas palestras. “No encontro, destacarei sobre a possível transformação da personagem Doña Maria Padilha na entidade do panteão afro-brasileiro Maria Padilha”, explica Bião. O professor acrescenta ainda que o encontro terá como pano de fundo a discussão acerca da sexualidade feminina como ameaça.

Professor titular associado, no Brasil, à Universidade Federal da Bahia e, na Europa, à Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e à Maison dês Sciences de I Homme Paris Nord, Armindo Jorge de Carvalho Bião é ator e encenador. Já trabalhou em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais. Foi diretor geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de 2003 A 2006, e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.

Curso – Promovido desde 2002 pelo Centro de Memória, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso Conversando com sua História oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. “A variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”, ressalta a diretora do Centro de Memória, a prof.ª dra. Consuelo Novais Sampaio.

O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão: “O tutu da Bahia e o medo das insurreições escravas”, “História das mulheres no magistério da Bahia” e “Os Tupis na Bahia: estudos e costumes”, entre outros. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado.

Serviço:

O que: Curso Conversando com sua História
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris)
Quando: Dia 4 de maio, às 17h.
Entrada: Gratuita

Mais informações: (71) 3116-6918/6919

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço