Especial de A TARDE recebe prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo

O caderno especial Produtores de Owó, publicado na edição de 20 de novembro de 2009 do Jornal A TARDE, recebeu o prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo Regional, na categoria Mídia Impressa I. A TARDE divide o
primeiro lugar com o jornal O Povo, do Ceará, com A trilogia Autoestima Cearense.



O especial, idealizado pela repórter Cleidiana Ramos, com a participação dos repórteres Meire Oliveira, Alana Fraga, Juracy dos Anjos e Tassia Correia, além do repórter fotográfico Haroldo Abrantes foi publicado no
Dia Nacional da Consciência Negra e trouxe matérias sobre o trabalho da população negra na baiana.Cleidiana Ramos, idealizadora e editora do caderno, diz como surgiu a
proposta da matéria. “A comunidade negra sempre foi empreendedora e para a economia do Estado. Desde a greve de 1857, quando os escravos de ganho e os negros alforriados decretaram uma greve que paralisou a cidade por duas semanas, até os dias de hoje, a população negra nos mostra sua importância em nossa economia”, diz.


A jornalista comenta, também, como o foi importante na construção do caderno. “O interessante no especial é que, desde a construção da pauta, houve uma discussão entre nós, do jornal, com representantes dos movimentos negros organizados, sociedade civil e especialistas a fim de trazer novas ideias de como abordar o tema. Além disso, em uma parceria com o Instituto de Mídia Étnica, trouxemos a Juliana Dias para
fazer parte da elaboração do caderno.”.


A coordenadora de Cadernos Especiais de A TARDE, Simone Ribeiro, diz que a conquista do prêmio é, antes de tudo, “um estímulo para fazer mais e melhor”. Meire Oliveira, repórter do especial, salienta: “Tentamos
mostrar às pessoas como a cultura negra é parte de nossa construção enquanto baianos”.


Com a vitória regional, a série Produtores de Owó concorrerá à premiação nacional. “Independentemente de prêmio, levamos a pauta às pessoas e aos professores, que já começam a utilizar o material como complemento didático. Este é o maior prêmio que poderíamos ter recebido”, finaliza Cleidiana.


Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=3274899

Exibições: 11

Tags: A, Mídia, TARDE., Étnica

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Cássia Monteiro em 14 junho 2010 às 16:46
A Tarde mais uma vez em conexão com a vida da população negra de Salvador. Parabéns!!! Numa via oposta, o concorrente, na data de 20 de novembro de 2009, estampou como manchete principal a fotografia de um homem negro e, abaixo da fotografia, em letras garrafais, a palavra estuprador. A questão não passa tanto pelo conteúdo, mas pela forma. Caminhemos, pois ainda há muito a conquistar.
Cássia Monteiro - Assistente Social
Comentário de Valdir Campos Estrela em 14 junho 2010 às 14:02
Parabenizo a equipe de jornalistas de A Tarde por mais essa conquista. O caderno em homenagem ao Dia da Consciência Negra já faz parte do patrimônio imaterial da resistência negra baiana pela igualdade racial, sua publicação sendo aguardada pela população negra no 20 de novembro como uma criança que espera pelo seu presente de Natal.
Comentário de anita de jesus costa em 11 junho 2010 às 18:02
Et de parabens jornal atarde, pela materia,homenageando a consiencia negra
super Interesante de ter recebido premio....abraço boa sorte.......
Comentário de Hamilton de Jesus Vieira em 11 junho 2010 às 10:44
Clediana e os jornalistas que idealizaram e participaram da elaboração dos textos do importante Caderno especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra estão de parabéns, bem como todo o jornal A Tarde.
Hamilton Vieira
Jornalista, especialista em Educação e Desigualdades Racias, pelo CEAFRO/CEAO/UFBA

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2013   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço