Exposição retrata cenas do cotidiano do Presidente Barack Obama

O foyer da Biblioteca Pública dos Barris, exibe, gratuitamente, até 21 de junho, a Exposição “Obama- O cara que Poucos Conhecem”

Por Jaqueline Barreto/ Da Redação do Portal Omi-DùDú

Quem for visitar a Exposição “Barack Obama - O Cara que Poucos Conhecem” irá se deparar com 20 fotos que revelam a intimidade e o dia-dia do primeiro Presidente negro da maior potência mundial. O homem mais poderoso do mundo foi fotografado fazendo compras, almoçando com a família, preparando um churrasquinho no final de semana, correndo com o cachorro Bo na companhia das filhas Malia, 12, e Sasha, 9, entre outras imagens de momentos descontraídos da vida do chefe da Casa Branca.



Fruto da ação conjunta entre a Associação Cultural do Brasil Estados Unidos (ACBEU), o Consulado dos EUA no Rio e a Fundação Pedro Calmon, a Exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belém. “ É nossa proposta trazer essa Exposição que trata do lado humano, do cotidiano de um presidente negro em família. Eventos assim ajudam a dizer aos nossos jovens que eles podem. Eles também têm capacidade e podem mudar o curso da história!”, ressaltou o Historiador e Presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.

Barack Obama é graduado em Ciência Política pela Universidade Columbia em Nova Iorque e em Direito na Universidade de Havard. Vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2009 foi eleito presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro do mesmo ano, representando o Partido Democratas. A carreira política de Obama começou com sua atuação como líder comunitário na luta por direitos civis, sendo que, em 1996, venceu as eleições para o senado do Estado de Illinois.


Para a pré- vestibulanda, Hortência Pinheiro, 18 anos, é de extrema importância o debate sobre a realidade da população negra , analisanado as diferenças entre os países e, assim, auxiliando na compreessão da conjuntura da comunidade afro-descendente no Brasil e nos Estados Unidos. “ Devemos pensar nas perspectivas de melhoria, principalmente, na área de comunicação e mídia que representam a carga de racismo que existe em nosso país”, destaca a estudante.


De acordo com o Presidente do Núcleo Omi-DúDú, Bartolomeu Dias da Cruz, a Exposição é muito bem-vinda para os baianos porque o Estado está em período eleitoral, e, através das fotos de Obama, os jovens podem passar a acreditar que eles podem ocupar espaços que historicamente foram dominados pelas elites do país. “Obama hoje é um símbolo mundial que o negro deve se mirar. Precisamos sair dos estereótipos culturais de negro timbalista, capoeirista, e, assumir, uma imagem do negro no poder. Na África, os africanos têm muito orgulho dele. Não porque ele é Presidente dos Estados Unidos, mas, acima de tudo, porque nós estamos acostumados a ligar a televisão e nos vê apenas com algemas, como escórias da sociedade”, enfatizou.

Conferir em: http://nucleoomidudu.org.br/noticias/exposicao-retrata-cenas-do-cot...

Exibições: 164

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço