Gênero e raça são foco de prêmio nacional de jornalismo. Inscrições se encerram 31 de julho

Com o objetivo de combater o racismo e todas as formas de discriminação racial com recorte de gênero, o Prêmio Jornalista Abdias Nascimento criou acategoria Jornalista Antonieta de Barros, a única entre as sete categorias  com uma identidade própria da premiação. O vencedor levará R$ 5 mil.

Com inscrições abertas até 31 de julho, o prêmio distribuirá R$ 35 mil para reportagens nas categorias: mídia alternativa ou comunitária, mídia impressa, rádio, televisão fotografia, internet e especial de gênero.

A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis emwww.premioabdiasnascimento.org.br

 

Categoria especial

Antonieta de Barros foi uma das mulheres mais importantes do país no século 20. Nascida em 1901, começou no jornalismo nos anos de 1920, quando criou e dirigiu o jornal A Semana, mantido até 1927 em Santa Catarina. Na mesma década, dirigiu o jornal Vida Ilhoa. Ela foi também a primeira mulher a integrar a Assembleia Legislativa daquele estado. Por sua importância e pioneirismo, é a homenageada na categoria especial de gênero do Prêmio Abdias desde a 1ª edição, em 2011.

Jornalistas de jornais impressos, revistas, rádio, televisão, mídias comunitárias, mídias alternativas, internet e repórteres fotográficos podem concorrer  nesta categoria com reportagens sobre as mulheres negras, por exemplo, e/ou sobre os problemas que as afetam (saúde, moradia, mercado de trabalho, violência contra a mulher, etc).

Estão aptos/as a participar profissionais com registro que publicaram ou veicularam reportagens entre 1º de maio de 2011 e 31 de julho de 2012 nos meios de comunicação de todas as regiões do país.

O Prêmio Abdias é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). Conta com apoio da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU).

O patrocínio é da Fundação Ford, Fundação W. K. Kellogg e da Oi.

Informações: premioabdiasnascimento@gmail.com

Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100002524486629

Twitter http://twitter.com/#!/PremioAbdias

Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Home

Exibições: 81

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço