Grupo Tambores do Mundo se aquece para o Carnaval 2011

TAMBORES DO MUNDO

 

 Em 2001, o Grupo de Intercâmbio Musical Tambores do Mundo recebe participantes da Espanha, França, República Checa, Alemanha, Itália, Suíça, estados Unidos e Camarões. Os workshop de percussão e dança estão acontecendo, diariamente, no Forte Santo Antonio, no bairro de Santo Antonio Além do Carmo, sempre das 14 às 18 horas.

 

O principal objetivo do grupo é a “expansão da música percussiva de origem afro baiana no Brasil e no mundo” e tem perseguido este objetivo de variadas formas, sendo a presença do Bloco no Carnaval da Bahia, que desfila no dia 04/03, do Curuzu à Lapinha, no bairro da Liberdade, e dia 06/03, no Pelourinho, a forma mais expressiva e marcante, onde a música e a dança têm como referência exclusiva o legado africano.

 

Histórico - O Grupo de Intercâmbio Musical Tambores do Mundo (TM) nasceu no Curuzu - Liberdade, bairro de maior população negra do país. Foi fundado em 12 de fevereiro de 2008, com o objetivo de estabelecer intercambio musical-percussivo, entre os variados grupos e estilos que executam a música percussiva afro baiana pelos cinco continentes

 

O TM vem trabalhando na valorização e divulgação da percussão afro-baiana e no processo de identidade étnica e auto-estima do negro. O que o grupo faz é apropriar-se popularmente da música percussiva oriunda das religiões de matriz africana, misturando e reinventando a música negra produzida na Bahia, com a música negra produzida no mundo ex: Salsa, Kuku, Guaguancó, Gwinaua, Ijexa, Samba Afro, Samba Reggae, dentre outros.

 

O Grupo é formado por músicos oriundos do Ilê Aiyê, movimento rítmico musical inventado na década de 70, responsável pela revolução do carnaval baiano. Muitos dos componentes desse grupo são os responsáveis pela evolução rítmica produzida pelo Ilê Aiyê nas décadas de 90 e 2000, e a partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganhou novos ritmos oriundos da tradição africana.

 

Durante todo o ano, componentes do o Grupo de Intercâmbio Musical Tambores do Mundo, viajam pela Europa e América promovendo workshops de percussão e dança afro baiana, divulgando a cultura e o Estado da Bahia. No carnaval, cerca de 200 turistas oriundos destes locais (muitos deles alunos já capacitados), chegam a Salvador interessados em aperfeiçoar e aprenderem mais sobre a música e a dança afro baiana, sua cultura e seus costumes.

 

O TM retoma todas as formas expressadas na evolução da música percussiva, as decodifica para o contexto específico da realidade afro baiana, mas sem perder de vista: a relação de identificação entre os ritmos de qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral.

 

 

PROGRAMA DE ATIVIDADES TAMBORES DO MUNDO

 

DE 21/02 A 01/03 – Workshop de percussão e dança

27/02 – Dia livre

02/03 – Passeio turístico pela Baia de Todos os Santos

04/03 - Desfile Grupo Tambores do Mundo – do Curuzu a Lapinha

06/03 - Desfile Grupo Tambores do Mundo – Pelourinho

 

Clique no link e assista vídeo que o Correio Nagô produziu com os músicos do Tambores do Mundo: http://correionago.ning.com/video/percussionistas-ile-aiye-no 

Exibições: 295

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de gelton de oliveira em 23 fevereiro 2011 às 17:29
Muito boa iniciativa dos músicos da nossa terra criarem intercâmbios culturais, esse tipo de iniciativa fortalece as instituições e qualifica cada vez mais os profissionais. Louvável!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço