Faleceu esta semana em Maryland aqui nos EUA, a senhora Luiclle Clifton uma das grandes representantes da poesia afro-americana do pais. Reconhecida por seus poemas onde mostrava a experiencia de ser nao somente negra, mas tambem uma do mulher no seculo XX. A causa da morte nao foi precisamente determinada segundo depoimento de sua irma, a senhora Elaine Phillip. Seus temas variavam entre as indignidades da historia e tambem do corpo. A senhora Clifton fo premiada pelo "National Book Award", o mais prestigioso premio em literatura dos EUA em 2000 pelo seu livro de poesia intitulado "Blessing the Boats: New and Select Poems,1988-2000" publicado pela editora BOA.
A senhora Clifton era conhecida tambem por escrever livros de prosa e verso com a tematica da historia afro-americana para os jovens e adolecentes. O tema central de sua poesia girava em torno de questoes etnicas como a escravidao, e tambem os problemas diarios que afetam nao somente as familias mas tambem suas comunidades. Seus poemas eram aubiograficos. Ela podia escrever das duras realidades da vida incluindo ate mesmo sobre o estrupro que sofreu de seu proprio pai quando era apenas uma crianca. Tambem escrevia sobre suas enfermidades como o cancer. Entretanto, como sempre foi apontado pelos criticos, ela jamais aceitou o papel de vitima dentro da sociedade norte-americana.
A senhora Clifton frequentou a prestigiosa universidade Howard, mas saiu para seguir seu chamado poetico. Em 1958 ela casou-se com o senhor Fred Clifton, professor de filosofia e estudos Afro-Americanos na Universidade de Buffalo(NY). Eventualmente ambos mudaram-se para Maryland. Seu marido morreu em 1984.

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Sérgio Cumino em 21 fevereiro 2010 às 17:48
São pessoas assim que marcam a história com a forma que releram suas vidas, suas adversidades e nos ensinam, muito....nos resta é celebrarmos sua memória.
Comentário de Denise Guerra em 21 fevereiro 2010 às 10:04
Oi Edson, que bom receber estas informações! Assim agente fica sabendo um pouco de como os vizinhos ali de cima atuam e lutam por um mundo melhor. Quando puder visite meu blog http://afrocorporeidade.blogspot.com que sempre tem coisas para serem compartilhadas. Adorei ter vc como amigo aqui do Correio Nagô! Afro-abraços!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço