História Geral da África

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Download gratuito (somente na versão em português):

•          Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb) 

•          Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb) 

•          Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb) 

•          Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb) 

•          Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb)  

•          Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb) 

•          Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb) 

•          Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb)

Exibições: 784

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Marcia Cristina Lopes em 10 março 2011 às 0:52
Achei formidável e já salvei o primeiro volume e acho que deve ser bem divulgado, para que as pessoas tenham a possibilidade de conhecer a nossa história, e que esta venha intervir de maneira positiva nas suas ações do dia à dia, promovendo mudanças de comportamento através da conscientização dos individuos.

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço