Hoje 29/11_ Literatura e cinema da África são temas de encontro

Literatura e cinema da África são temas de encontro

Biblioteca Anísio Teixeira terá palestra com o professor Mahomed Bamba, da Costa do Marfim

Hoje, dia 29/11, às 14h, na Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira do São Bento), acontecerá o último encontro do projeto “Segundas da Literatura Negra”, promovido pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA. O convidado será o professor Mahomed Bamba, da Costa do Marfim, que abordará o tema “A figura do Griot-narrador nas literaturas e nos cinemas da África ocidental”, destacando a relação entre o cinema africano e a literatura negra.

Segundo Mohamed Bamba, o Griot é uma espécie de narrador, uma figura que tem um enorme valor na literatura africana e no cinema africano. “A importância do Griot-narrador dentro da literatura africana e a retomada do cinema africano com essa mesma figura, marca um fato muito importante, particularmente nas regiões da África Ocidental, onde a tradição é relacionada à literatura da oralidade”, destaca Mahomed.

Para o palestrante, a relação dos negros baianos com os africanos favorece uma relação de trocas. “Na verdade existe, entre os negros africanos e os baianos, uma mesma herança cultural, que podemos perceber nas manifestações culturais, favorecendo dessa maneira a semelhança aos dois”, diz Mohamed.

Mahomed Bamba - Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), ambas da Universidade Federal da Bahia e membro do Conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos Cinematográficos). Possui Mestrado em Lingüística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Cinema e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo (2002), graduado em Letras pela Université Nationale d’Abidjan (Costa do Marfim).

Assessoria de Comunicação

FPC - Fundação Pedro Calmon - SecultBA

(71) 3116-6918 / 6919

ascom@fpc.ba.gov.br

www.fpc.ba.gov.br

www.cultura.ba.gov.br

http://plugcultura.wordpress.com

Exibições: 57

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço