I Semiário de Mulheres Negras e Saúde do Piauí


MULHERES NEGRAS DO PIAUÍ DISCUTEM SOBRE  POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E OS DESAFIOS PARA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA.

O Instituto da Mulher Negra do Piauí – AYABÁS realiza dias 31/05 e 01 e 02/06/2013, o I SEMINÁRIO ESTADUAL DE MULHERES NEGRAS E SAÚDE, com a participação de mulheres negras das mais diversas regiões do Estado e com convidadas de outros Estados. O evento é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - SESAPI e conta com o apoio de outras organizações como Coordenadoria Ecumênica de Serviço /CESE ,Steve BIKO, ,Instituto Mídia Étnica,SEMTCAS,SASC,SEMEC,SEMEST ,SEDUC  e FUNDAC.

Com o objetivo de discutir a saúde da mulher negra e as políticas públicas no Piauí que atendam a demanda existente nessa área, o evento é também um momento de oportunizar um intercambio entre as várias organizações negras do Estado e de discutir as questões étnico-raciais com recorte de gênero, apontando avanços, dificuldades e desafios no processo de articulação dessas mulheres negras. Pretende-se ainda, ao final, discutir a constituição de uma Rede de Mulheres Negras do Piauí, que possa descentralizar discussões e ampliar sua organização de forma a  efetivar ações da pauta feminista que contribuam para  autonomia política, econômica e social das mulheres negras piauienses.

Para a Presidenta em exercício, do AYABÁS, Professora Halda Regina o Seminário “é um momento importante para reconhecimento das mulheres negras no Piauí e para o levantamento do quadro de necessidades e desafios que leva a articulação de uma Rede de Mulheres Negras no Estado.”

Do Piauí, já estão confirmadas participações de municípios como Floriano, Parnaíba, Amarante, Esperantina, Queimada Nova, Altos, Campo Maior, Batalha, Paquetá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Castelo do Piauí, Campinas do Piauí (Salinas) e Teresina, com um número maior de representações das  entidades de mulheres e Instituições Governamentais.

O Seminário também contará com a presença de uma representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR/PR, e representações do Centro de Cultura Negra do Maranhão-CCN, Grupo de Mulheres Mãe Andreza(MA), Rede de Mulheres Negras do Nordeste/Instituto Odara(BA), CEDENPA(PA).  Outras presenças estão em fase de confirmação, como é o caso de uma representante da Secretaria Nacional de Diretos Humanos da Presidência da República.

A abertura oficial do Seminário acontece no dia 31/05 às 19h, no Diferencial Bufett,  com a presença de  autoridades locais e convidadas/os de organizações governamentais e não governamentais, tendo como palestra de abertura “Políticas de Promoção da Saúde da Mulher” , proferida pela Senhora Maria Lucia Gato de Jesus (UEMA).

Dentro da programação, está prevista uma Noite Cultural com apresentações artísticas dos grupos Afoxá, Afrocondarte, Ijexá entre outros/as artistas locais, no Espaço Cultural Osório Jr. No Clube dos Diários, a partir das 20h do dia 01 de junho.

O encerramento do I Seminário Estadual de Mulheres Negras e Saúde, no dia 02/06, tem como pauta a aprovação de uma Carta com o resultado das discussões feitas e as principais demandas, que deverá ser encaminhada posteriormente às autoridades competentes Bem como, a Criação da Rede Estadual de Mulheres Negras do Piauí.

 

Maiores Informações:

Haldaci Regina -  (55*86 99093219) - TIM;

                             -  (55*86 88189964) Oi

Iraneide Soares da Silva - (55*86 99547140) TIM;

                                                - (55*86 95513615) Claro

Ana Patrícia Barros - (55*86 99009566) TIM

Exibições: 166

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço