Habemus Rainha: Ilê Aiyê escolhe Deusa do Ébano 2012 em noite de beleza e talentos

Texto: André Santana (Redação Correio Nagô)

Fotos: André Frutuôso (Ascom / Sepromi)

Beleza de sobra. Assim pode ser definida a noite de ontem, 28, no bairro da Liberdade quando o bloco afro Ilê Aiyê realizou a 33º Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, Curuzu. A maior concentração de gente bonita por metro quadrado foi palco de um dos mais disputados concursos: a escolha da Deusa do Ébano, rainha do bloco, que conduzirá os foliões durante o Carnaval 2012 e representará para o mundo a força da cultura negra na Bahia.

A Noite foi de consagração para Edjane dos Santos Nascimento, administradora de 27 anos, escolhida a “Mais Bela entre as Belas”. Na disputa, beleza é um dos critérios, mas também é preciso ter carisma, conhecimento da história do bloco e consciência negra. Edjane mostrou tudo isso, bailou e encantou a todos. A torcida foi fervorosa, o que tornou a festa uma noite de apreensão e curiosidade. Passava das 3h da manhã de domingo quando a nova corte negra foi coroada. Quem também irá reinar no Carnaval do Ilê Aiyê serão Sueli dos Santos (2º lugar) e Juliana Silva Conceição (3º), mas todas revelavam pertencer as mesmas beleza e dignidade exigidas para o posto. Além de prêmios em dinheiro, presença garantida nas turnês da banda e o orgulho de reinar entre tantas beldades. Destaque para a majestosa apresentação de transição da Deusa do Ébano 2011, Lucimar Cerqueira.

Música e política – O movimento era intenso na Ladeira do Curuzu, desde cedo. A festa já começou com a exaltação da beleza que há na música negra espalhada no mundo. Com um show cheio de referências da black music universal, Dão abriu a pista de dança. O cantor deu espaço aos tambores e ala de canto da banda Aiyê, trilha sonora para o desfile das doze candidatas. Houve ainda o samba de Arlindo Cruz e a participação do rapper paulista Criolo, destaque da música brasileira. Ele cantou “Que bloco é esse?”, acompanhado da percussão, em uma mostra do clipe realizado para o projeto da Petrobras de valorização dos blocos afro baianos em sintonia com as revelações da nossa música, como Criolo e Emicida. Veja clipe

Beleza e talento também esbanjaram da platéia. Entre lindas mulheres e homens estilosos, desfilaram estrelas das artes e da música, como Aloísio Menezes, Márcia Castro, Juliana Ribeiro, Lazinho (de volta à banda Olodum), Adailton Poesia (compositor das músicas campeãs do Carnaval 2012 do Ilê Aiyê e Olodum), os atores Jorge Washington e Luiz Miranda e o sempre ‘novo baiano”, Moraes Moreira.

A Noite do Ilê também foi concorrida por políticos. Além de autoridades como o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira e os secretários estaduais Elias Sampaio (Sepromi) e Albino Rubim (Cultura), parlamentares marcaram presença. Entre eles, os vereadores Olívia Santana, Gilmar Santiago e Moisés Rocha e os deputados federais, Valmir Assunção, Luiz Alberto e Nelson Pelegrino, este último integrando o júri da disputa.

Uma parceria entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) , a TVE Bahia e o Correio Nagô garantiu a transmissão ao vivo de toda a festa, pela televisão, internet e pelas redes sociais. Durante todo o evento, fãs do Ilê Aiyê puderam enviar mensagens, comentários e sua torcida. Confira as fotos de Luciane Reis (Correio Nagô) e André Frutuôso (Sepromi). Aqui

Exibições: 1930

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Paula Castro em 14 fevereiro 2012 às 13:21
Parabéns!!!
Comentário de Edjane Nascimento dos Santos em 3 fevereiro 2012 às 20:10
Gostaria muito de agradecer à todos que me incentivaram e me motivaram nesta caminhada desde 2003. Hoje me encontro muito feliz em poder representar a minha negritude lindaaaaaaa!!! Saber que fui aceita por toda comunidade ilê Aiyê, foi mais que especial, foi maravilhoso! Prometo não desapontar!! O Ilê Aiyê é a minha vida, é a minha identidade ! O título para mim foi importantíssimo, mais o meu amor vai mais além!

Obrigada novamente à todos!!!

Beijoss e aguardo vocês no mais belo dos belos!
Comentário de Negro Rai Torransu em 31 janeiro 2012 às 9:09

Saúde, energia, alegria, sucesso para nossa Deusa do Ébano!!!

Comentário de Claudenilson Dias em 31 janeiro 2012 às 0:41

 Parabéns Ed vc é merecedora e guerreira !!!!  exemplo de beleza e força   como uma verdadeira Omon Osun!!!!

Comentário de Betty em 30 janeiro 2012 às 15:46
Parabens para nova Deusa do Ile, que ela tenha um belo reinado.
Comentário de Cícero Antônio em 29 janeiro 2012 às 14:46

Gostaria de saudar a família Ilê Aiyê, por mais este espetáculo!!! A favor da valorização da Cultura Negra Brasileira.

A Festa da Beleza Negra, sem dúvida é Patrimônio da Cultura Tradicional da Bahia... Representando valor singular para o Mundo Ver, conhecer, se conectar, interagir  e principalmente compartilhar... Enquanto, "Bem e Patrimônio da Humanidade!!!!"

Da cidade de Manaus-AM e legítimo representante da cultura negra baiana na Região Norte... Aproveito, para parabenizar as Instituições, e Entidades que, contribuem, assim como contribuiram para a divugação e ações empreendedoras deste luxuoso evento, e expressão cultural, Forte Abraço

Saudações Tribais,

Cícero Antônio

Músico

Diretor Administrativo da

Tipiti - Cooperativa de Música do Amazonas

Suplência do

Fórum Permanente da Música do Amaznonas no Fórum Nacional de Música

Presidente do

Instituto Conexão Tribal - ICT

e-mail:conexaotribal@gmail.com

(91) 9108 6641 ou (92) 8171 2737

Comentário de daiana ribeiro em 29 janeiro 2012 às 13:45

PARABÉNS NEGONA

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço