IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL 16 a 21 de novembro de 2012

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DO IV BAHIA AFRO FILM FESTIVAL

 

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas durante o IV Bahia Afro Film Festival - BAFF, que acontece de 16 a 21 de novembro de 2012, em Salvador- Bahia.  São duas oficinas na área audiovisual para jovens, adultos e comunidade do Pelourinho, com a oferta de 120 vagas no total, 60 delas gratuitas para afrodescendentes de qualquer bairro e/ou moradores do Centro Histórico. Os interessados têm até o dia 15 de novembro para se inscreverem através do site: http://ivbaff.bahiaafrofilmfestival.com.br/.

 

Além de colaborar na preparação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho audiovisual, as oficinas pretendem desenvolver, através de teoria e prática, o processo de produção cinematográfica, culminando com a realização de cinco curtas, a partir da integração das turmas da “Oficina Básica de Produção, Cinema e Vídeo” e da “Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica”.

 

Ministrada pelo cineasta Flávio Leandro, a oficina básica de Produção, Cinema e Vídeo apresentará o passo-a-passo de uma produção de cinema através do estudo de um roteiro de curta metragem. Serão abordados tópicos como a análise técnica e decupagem do roteiro, levantamento das locações, formação da equipe técnica, seleção e formação do elenco, o plano de produção e a produção em si, contratos e cronograma de filmagem.

 

A oficina Tela em Transe já é realizada há dois anos pelo cineasta Lázaro Faria. Em outubro deste ano, Faria foi convidado para ministra-la na China, cidade de Macau. A experiência rendeu três curtas, dentre eles o Pannati, que recebeu críticas positivas na imprensa especializada chinesaPara esta edição do BAFF, a oficina terá a colaboração do cinematógrafo Xeno Veloso, da roteirista Carollini Assis e da atriz Deusi Magalhães. Integram o conteúdo, tópicos como roteiro, linguagem cinematográfica, operação de câmera, fotografia básica e dramaturgia. Ao final da oficina, serão realizados cinco curtas, através da produção e realização dos filmes, unindo os alunos das duas turmas.

 

Relembrando: cada oficina apresenta 30 bolsas para alunos afrodescendentes e/ou para moradores e lojistas do Centro Histórico. Para se inscrever é necessário acessar o site: http://ivbaff.bahiaafrofilmfestival.com.br/até 15 de novembro de 2012.

 

Em suas quatro edições, o Bahia Afro Film Festival mantém o compromisso de valorizar a cultura negra e indígena, tendo como principal objetivo divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, que tenham o povo afro-descendente como tema principal.  

 

O IV BAFF acontece de 16 a 21 de novembro com atividades na Casa de Cinema da Bahia, no Forte da Capoeira e na Sala Alexandre Robatto.

 

 

Oficinas

 

 

TELA EM TRANSE

Instrutores: Lázaro Faria (Linguagem Cinematográfica)

                      Xeno Veloso (Operação de Câmera / Fotografia Básica)

                      Carollini Assis (Roteiro)

                      Deusi Magalhães (Dramaturgia / Direção de Atores)

Período:

17 e 18/11/2012 (sábado e domingo)

Local: Forte da Capoeira

 

19 a 21/ 11/2012 (segunda a quarta-feira)

Local: Casa de Cinema da Bahia - Pelourinho

 

Horário: 09 às 18h

Carga Horária: 40 horas

Nº de vagas: 60

Investimento: R$ 250,00

 

OFICINA BÁSICA DE PRODUÇÃO, CINEMA E VÍDEO

Instrutor: Flávio Leandro (RJ)

Local: Casa de Cinema da Bahia - Pelourinho

Período: 17 e 18/11/2012 (sábado e domingo)

Horário: 09 às 18h

Carga Horária: 16 horas

Nº de vagas: 60

Investimento: R$ 100,00

 

 

Minicurrículos:

 

Lázaro Faria – Cineasta. Fundou, em 1980, um dos primeiros canais de TV comunitários do Brasil em Camaçari, e dirigiu seu primeiro filme de média-metragem “A Comunidade no Poder”. Nesse período desempenhou a função de produtor executivo, diretor de cenas, de programas de televisão e de campanhas de marketing político. Dirigiu e fotografou “Orixás da Bahia”; “Satytananda”; “Amazônias”. Em 2000, produziu e dirigiu seu primeiro longa-metragem “A Cidade das Mulheres”, e recebeu os prêmios do BNDS, Petrobras, Tatu de Ouro, além de ser convidado para diversos Festivais nacionais e internacionais e Universidades como Filadélfia, Michigan e NotreDame. Criador do sistema “Geovideo”, ferramenta digital de inspeção que grava imagens voando mais de 10 mil km de helicóptero, Lázaro Faria, atualmente é presidente da Casa de Cinema da Bahia, onde produz documentários para TV, filmes de ficção, e a produz seu longa-metragem “2 de Julho”.

 

Xeno Veloso – Documentarista e diretor de fotografia. Seus trabalhos mais recentes são “Mandinga en Colômbia”, para a TV Estatal de Cali, na Colômbia; “É no pé do morro, é lá no cafundó”, para a TV Educativa da Bahia, e em produção os documentários “Veredas de Guimarães” e “Agricultura tamanho família”, este último com direção de Sílvio Tendler, para a produtora Caliban.

 

Flávio Leandro – Cineasta, professor de Produção e Legislação Teatral na Escola de Teatro Martins Pena (RJ). Já participou de mais de 50 filmes como assistente de produção, assistente de direção, continuísta, diretor de produção, produtor executivo e diretor cinematográfico de curtas e documentários. Trabalhou com os principais cineastas brasileiros como: Nelson Pereira dos Santos; Roberto Farias; Carlos Diegues, Paulo César Saraceni;  Oswaldo Caldeira, entre outros. Entre os filmes que participou destacam-se: Quilombo; Natal da Portela, Amazônian Connection; Woman in Fury; Delta Force Comando. Já dirigiu nove curtas-metragens, duas vezes premiado em concursos de roteiro.  Em parceria com Roberto Farias escreveu Poder Paralelo.  Estreia na direção de longa em 2014, com Os Tambores de São Luís. 

 

 

@#

Acompanhe o IV Bahia Afro Film Festival nas redes sociais.

No Twitter: https://twitter.com/CasadeCinemaBA

No Facebook: https://www.facebook.com/casadecinemadabahia

Na Web: http://ivbaff.bahiaafrofilmfestival.com.br/

 

Exibições: 139

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço