De 19 a 25 de maio acontece em Salvador, a IV Semana da África, promovida por estudantes africanos em Salvador, em parceria com estudantes afro-brasileiros e apoiada pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio Americanos - CEPAIA. Este ano, o evento traz à discussão o tema “África: independências e futuros possíveis”.


As discussões serão voltadas para o processo das independências dos países africanos, que, fragmentados por séculos de colonialismo e escravidão, exigiram, através de suas lideranças, o fim da exploração externa. A IV Semana da África debate processos de independência nos países africanos e propostas que consideram a importância das políticas afirmativas nos cursos de graduação e pós-graduação e a implementação do ensino da história, culturas africanas e afro-brasileiras nas escolas e universidades do Brasil e da África.


A idéia é abrir diálogos entre brasileiros e africanos, fortalecer laços de solidariedade, estimular a pesquisa científica e promover a formação de mais referências históricas sobre o continente africano e a diáspora. O evento, realizado em Salvador desde 2006 e aberto ao público, tem apoio do Centro de Estudos Afro-Orientais e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia.


Dentro da programação está previsto a realização de um Ciclo de Oficinas em escolas públicas, relacionadas aos eixos temáticos que articulam informações sobre as relações entre África e Brasil; sessões de comunicações coordenadas; mesas-redondas; grupos de trabalho e atividades culturais. A abertura do evento acontecerá na Reitoria da UFBA. A IV Semana da África será finalizada com debates no Instituto Anísio Teixeira e na Faculdade das Ciências Econômicas da Bahia , nos dias 24 e 25 respectivamente.


Para ter acesso as informações integrais como horários e locais das mesas temáticas, favor acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.semanadaafrica.blogspot.com/



Para maiores informações, favor entrar em contato com a organização do evento:
Coordenação do Evento - Artemisa Odila Candé Monteiro
Estudante de Convênio de Guiné Bissau
Doutoranda em Ciências Sociais - UFBA
(071) 8813-9433 | e-mail:pretadeguinebissau@yahoo.com.br

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Paulo Rogério em 9 maio 2010 às 19:45
Oi, Aidan. Nesses contatos com Artemisa.
Abraços!
Comentário de Aidan Foluke em 7 maio 2010 às 23:07
como estão sendo realizadas as inscrições?

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço