Jornalista baiana ministrará curso sobre cobertura midiática das questões de gênero, raça e etnia

Inscrições para o curso, voltado para estudantes de jornalismo e profissionais da área, se encerram na próxima quarta-feira (03)

 

A jornalista baiana e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, Cleidiana Ramos ministrará aulas sobre jornalismo, ética, diversidade, gênero e raça para 400 estudantes e jornalistas de oito estados brasileiros (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul). O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas é um projeto promovido pela Federação Nacional dos Jornalista (Fenaj) e ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), que tem como foco a cobertura de fatos sociais, baseado em jornalismo, ética e diversidade.

 

O curso gratuito que começa partir do dia 08 de agosto é voltado para estudantes de jornalismo a partir do 6º período/semestre e profissionais da área. Podem se inscrever jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos e de meios eletrônicos. 

“Este curso representa um grande passo para melhorar a cobertura midiática, sobretudo por tratar-se de mais um instrumento de orientação para os jornalistas de veículos e estudantes sobre a diversidade e pluralidade da população brasileira”, comentou a idealizadora e editora do caderno especial sobre o Dia da Consciência Negra, publicado no jornal A TARDE, desde 2002, Cleidiana Ramos. 

 

A jornalista é editora  do blog do Mundo Afro, especializado em temas relacionados a identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online do Grupo A Tarde. No ano passado, Cleidiana Ramos coordenou a equipe vencedora do Prêmio Banco do Nordeste 2010, nas categorias Mídia Impressa Regional e Mídia Impressa Nacional, com o especial Produtores de Owó, que abordou a participação dos afrodescendentes na economia de Salvador.

 


Metodologia
O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes.

O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.


Informações para Inscrição:
Investimento: gratuito, com certificado de 8h/aula emitido pela FENAJ e ONU Mulheres.
Período do curso: 8/8 a 1/9/2011.
generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com | grejornalistas@gmail.com

Para se inscrever, basta o profissional apresentar cópia da página da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em que consta o número do registro profissional de jornalista. Os alunos das faculdades de jornalismo devem apresentar declaração da instituição de ensino ou cópia da carteira de estudante 2011 em que conste o nome do curso.

Cronograma do Curso
Data / Localidade / Contato
8 e 9/8/11 Amazonas – Manaus sindicato@jornalistasam.com.br
10 e 11/8/11 Pará – Belém sinjor@jornalistasdopara.com.br
15 e 16/8/11 Ceará – Fortaleza sindjorce@sindjorce.org.br
17 e 18/8/11 Pernambuco – Recife jornalistas-pe@ig.com.br
22 e 23/8/11 Alagoas – Maceió sindjornal@uol.com.br
24 e 25/8/11 Rio de Janeiro – Rio de Janeiro sindicato-rio@jornalistas.org.br
29 e 30/8/11 São Paulo – São Paulo jornalista@sjsp.org.br
31/8 e 1/9/11 Rio Grande do Sul – Porto Alegre sindjors@jornalistasrs.org

 

Fonte: Instituto Mídia Étnica com informações do Blog do Curso

Exibições: 234

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Abaetetuba em 2 agosto 2011 às 17:32

Que ótimo conterrânea vê-la brilhar, que todos os orixás ilumine seus passos e abra caminho para a PAZ e o AMOR!

Sucesso!

Axé!

Abaetetuba

Comentário de Quercia Oliveira em 2 agosto 2011 às 0:38
e na Bahia ??
Comentário de Josiane Climaco em 1 agosto 2011 às 23:44
Parabens Cleidiana , vc merece muito mais. Bjs
Comentário de Aline Lôpo em 1 agosto 2011 às 7:58
Parabéns a organizadora do evento, porém essas temáticas deveriam ser mais abordadas em nosso cotidiano.
Comentário de Tereza da Penha em 31 julho 2011 às 20:15

Parabenizo a Fenaj e a ONU Mulheres pela iniciativa do curso e também pela escolha da palestrante ( Jornalista Cleidiana Ramos). Precisamos de mais jornalistas empenhados em divulgar assuntos voltados para as atividades

sobre gênero, raça e etnia. Assuntos estes que são poucos divulgados pela imprensa.

 Jornalista Tereza da Penha

Comentário de ADEMIR SANTOS em 31 julho 2011 às 20:13
Conhecendo bem a forma que a Cleidiana escreve,é mas que justo está competente jornalista e amiga ministrar este curso,a mesma sempre foi parceira dos movimentos,grandes reportagens,Salvador já reconheceu a anos atras, onde tivemos o prazer de participar do titulo que ela recebeu de cidadã soteropolitana na câmara de vereador.Um forte abraço da Família CEN.
Comentário de doragaraujo em 31 julho 2011 às 20:09
Não vai ter esse curso na Bahia, não?

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço