Jovem baiana assume a representação da Bahia e Sergipe na Fundação Cultural Palmares

 


No último dia 17, a baiana de 27 anos, Verônica Nairobi Sales de Aguiar foi nomeada como a nova representante da Fundação Cultural Palmares (FCP), nos estados Bahia / Sergipe. A jovem militante que traz no nome o resgate da identidade africana – Nairobi (rio cujas margens foram povoadas até a constituição da cidade que hoje é a capital do Quênia) -, já foi estudante do pré-vestibular Intstituto Cultural Steve Biko e hoje está concluindo o curso de História na Unijorge.

Em 2006, Nairobi foi coordenadora financeira do Centro Acadêmico de História Carlos Marighela, da Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e integrou o Núcleo de estudantes negras e negros da Ucsal “Makota Valdina”. Antes de assumir a representação regional da FCP, foi assessora parlamentar do vereador (PT) Moisés Rocha, na Câmara Municipal de Salvador e integrou a equipe do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS).

A luta pelos direitos e garantias de sobrevivência da juventude negra brasileira sempre foi um dos pilares desta jovem, tendo participado de importantes ações e campanhas em prol desta causa, como o Encontro Nacional de Juventude Negra, em 2007, e a Campanha Reaja ou Será Mort@, que luta contra o genocídio da comunidade negra.

“Acredito que precisamos trabalhar para construção de políticas publicas que estejam em consonância com as demandas postas pela sociedade civil. Pretendemos, em particular, pautar também as demandas geradas por um segmento sistematicamente desprivilegiado: a juventude negra. É importante considerarmos as construções já existentes de enfrentamento a violência racial entre a juventude negra quilombola, assim como também estar atentos aos quilombos urbanos para dialogar com segmentos da juventude negra favelada”, pontuou Nairobi Aguiar.


Luta

Em abril deste ano, Nairobi foi vítima de violência nas dependências da UNIJORGE, onde cursa História. A estudante foi agredida moralmente e fisicamente por um colega de turma. No momento, o caso está em processo de sindicância e o processo judicial está em andamento, já tendo ocorrido a primeira audiência. Nairobi aguarda os desdobramentos do caso que foi levado à administração acadêmica da faculdade e às instâncias judiciais.

Exibições: 560

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de magno guimaraes em 19 julho 2011 às 18:20
Êa  negona parabéns que todos os Orixas te iluminem nessa nova trajetoria!
Comentário de Luis Carlos em 12 julho 2011 às 9:02

A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar. Fico muito feliz por vc parabens Nairobi.

 

Comentário de ANTONIA ELITA SANTOS em 11 julho 2011 às 18:40

PARABENS  FICO MUITO FELIZ QUANDO VEJO UMA JOVEM ASSUMIR UM POSTO DE REFERENCIA PARA O NOSO POVO NEGRO.

SUCESSO

 

ANTONIA ELITA SNTOS

CONSELHEIRA TUTELAR

CONSELHEIRA DO CONSELHO MUNICIPAL DA MULHER

COMISSÃO DE MULHERES DA FABS

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE SUSSUARANA

Comentário de Inaiá Boa Morte Santos em 6 julho 2011 às 15:05

PARABÉNS COMPANHEIRA QUE DEUS TE ORIENTE NESTA NOVA JORNADA

MUITO AXÉ

Comentário de marcos antonio dos santos em 4 julho 2011 às 11:48

Parabéns pela distinção recebida. É o reconhecimento pela tua luta contra todas as formas de injustiças e intolerâncias. Me sinto plenamente representado

 

Comentário de Maisa Fernandes em 2 julho 2011 às 22:58

Parabéns jovem Nairobi pela conquista com certeza depois de tanta dedicação. Desejo muito sucesso para seu trabalho e força para dar continuidade a essa luta.

Um abraço e ótimo final de semana.

Comentário de paulo alves em 1 julho 2011 às 12:19

Escolha maravilhosa! Parabens Nairobi, temos confiança que ira executar um bom trabalho.

muito AXE!

Comentário de Walter Rui Pinheiro em 1 julho 2011 às 1:13
Espero que Tu tenhas força e energia em grande concentração para enfrentar todas as demandas advindas das insatisfações e temores dos senhores do sistema racista, as quais você já vem enfrentando, e que nossos Deuses Africanos lhe proteja por onde tiveres que trilhar com essa saúde e beleza ímpar, Parabéns, Axé
Comentário de tabakalongua em 30 junho 2011 às 23:19
adorei o seu curricul....desejote felicidades na sua carrera,espero que continue a fazer,daquilo que tu amas fazer,so espero que deus esteje sempre com sigo,por onde andas,que deus te abençoe.....
felicidades mas uma vez...............um beijo e um abraço de seu amigo....
Comentário de Nádia Rosário em 30 junho 2011 às 18:43

 Força jovem na velha luta... que seja bem chegada. Axé!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço