Jovens do Complexo do Alemão fazem intercâmbio em Nova York

rene

Redação Correio Nagô – Os jovens Renê Silva, 19 anos, e Daiene Mendes, 22, ambos do jornal Voz da Comunidade, do Conjunto de Favelas do Alemão, vão participar do primeiro intercâmbio em jornalismo comunitário entre o Brasil e os Estados Unidos. Eles embarcam para os EUA nesta segunda-feira (18).

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro anunciou no início de janeiro a escolha dos jovens para o intercâmbio que durará cerca de 10 dias e será patrocinado pelo governo norte-americano. Antes da viagem, os jovens repórteres do Voz da Comunidade receberam dois jornalistas comunitários ligados à organização norte-americana Brotherhood/Sister Sol, Marsha Jean-Charles e Nicholas Peart.

Eles chegaram ao Rio de Janeiro para uma visita de uma semana. Marsha e Nicholas, ambos de 24 anos, visitaram o Complexo do Alemão, conheceram a redação da Voz da Comunidade e andaram de teleférico.

Expectativa - Renê e Daiene foram escolhidos depois de um processo de seleção feito pelo consulado. “Minha expectativa é visitar projetos sociais, organizações e instituições com foco nas áreas mais pobres e ver que tipos de estratégias eles usam pra fazer a comunicação entre si”, disse Renê em entrevista ao Portal Correio Nagô.

“Acredito que esse intercâmbio vá ajudar a gente a mostrar que não só no Alemão existem esses problemas sociais, e sim no mundo inteiro”, complementou o jovem que ganhou notoriedade através do twitter “Voz da Comunidade”, onde relatou a ocupação do Complexo do Alemão em 2010 e que serviu de fonte de informação para as mídias convencionais.

Após relatar a operação policial, seu twitter passou de 180 seguidores para cerca de 22 mil pessoas. Atualmente, o jovem carioca, que é também consultor da Rede Globo e possui uma agência de notícias especializada nas comunidades cariocas, conta com mais 90 mil seguidores na rede social.

“Não tenho dúvidas que toda a experiência adquirida nesse intercâmbio vai poder somar não só na minha vida e na do Rene, mas também nossa família, na equipe do jornal, em nossos amigos, no Alemão e em todos os nossos seguidores aqui na internet, a ideia é compartilhar tudo”, acrescentou Daiene, que cursa Comunicação Social e pela primeira vez viaja de avião. “É a primeira vez que eu vou voar. Literalmente, nunca pensei que pudesse voar tão alto”, comemorou a estudante.

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço