JOVENS DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA


Com aproximadamente 15 minutos, vídeo coloca em pauta o olhar e a voz das lideranças juvenis

O curta-metragem Não Somos + Um que será lançado, no próximo dia 18 de dezembro, às 18h, na praça São Braz (Plataforma), traz à tona o genocídio da juventude negra sobre o olhar da segurança pública. Realizado por jovens do Subúrbio Ferroviário que fazem parte da Agência de Comunicação do Subúrbio, o curta baliza vivências e opiniões de lideranças locais e referências no debate. Na cerimônia ocorrerá também o lançamento do livro Juventudes Negras: Trajetórias e Lutas e, a participação de grupos culturais e juvenis.
Na oportunidade a cineasta baiana, Eliciana Nascimento, residente dos Estados Unidos vêm a terra natal para lançar o seu premiado filme The Summer of Gods, com título em Português de O Tempo dos Orixás. O seu filme teve lançamento internacional no Festival de Cannes em 2014 e desde então vem sendo exibido em várias partes do mundo e já recebeu cinco premiações em festivais de cinema nos Estados Unidos e Cabo Verde, dentre estas, três de melhor filme.
No Brasil, a exclusão social tem cor e procedência, pois são os jovens negros os que mais morrem e que ocupam as piores taxas de vulnerabilidade social. Segundo o levantamento do Diagnóstico dos Homicídios de 2014, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP, a Bahia registra taxa de homicídios mais alta entre os Estados brasileiros, sendo que do total dos homicídios, cerca de 79,6% é jovem, negra e moradora de periferias.
Curta - Realizado pelo projeto Juventude Negra e Participação Política, da Ong Cipó Comunicação Interativa, o documentário é o resultado final da monitoria de duas políticas públicas: Juventude Viva e Pacto Pela Vida. Não Somos + Um coloca em pauta o genocídio da Juventude Negra, por outro lado, mostra que esta juventude estar viva, organizada e lutando sem esquecer das histórias interrompidas e dos sangues derramados. O documentário conta com a participação de pessoas públicas como a ouvidora do estado, Vilma Reis e, artistas consagrados, como Marcio Vitor e Fábio Santana, ator do Bando de Teatro Olodum.

Livro - Fruto da mobilização de militantes jovens e não jovens do Movimento Negro brasileiro, Juventudes Negras: Trajetórias e Lutas tem como objetivo promover a valorização do direito de viver da juventude negra. Surgiu a partir do projeto Rodas de Conversas Sobre Juventudes Negras: Identidade, Desenvolvimento e Genocídio, uma ação do Observatório de Juventudes Negras promovido pela Articulação Política de Juventudes Negras e a Associação Frida Kahlo. Para o lançamento do livro contaremos com a participação do militante, filosofo e organizador Samoury Mugabe Ferreira Barbosa.

Curta - O Tempo dos Orixás é um curta de gênero fantasia que mostra a experiência de Lili, uma menina de 7 anos que tem a habilidade de se comunicar com os ancestrais. Ao visitar a sua vó no interior, ela descobre que tem uma missão com os Orixás. A sua vó é a líder espiritual de sua comunidade e, anualmente, realiza uma festa dedicada a Yemanjá. Essa celebração está correndo o risco de ser extinguida porque a vó da Lili está prestes a falecer. Para salvar essa tradição, os Orixás introduzem Lili em uma aventura mágica que simboliza a sua iniciação na tradição. Ficção, 20min.

Além da exibição do documentário e curta, teremos apresentações de música, teatro e poesias com grupos do Subúrbio e de outras periferias de Salvador.

SERVIÇO

Lançamento do Documentário Não Somos + Um, da Cipó Comunicação Interativa; lançamento do livro Juventudes Negras Trajetórias e Lutas, lançamento do curta “O Tempo dos Orixás” e apresentação de grupos culturais e juvenis;
Data/Horário: 18/12/2015, às 18h

Local: Praça São Braz, em Plataforma

Acesso Gratuito

Contatos:

Leandro Vilas Verde – coordenador da Agência de Comunicação do Subúrbio – (71) 98187-3769 / leandrovilas@cipo.org.br

Eduardo Machado – educador referência da Agência de Comunicação do Subúrbio – (71) 98181-2404

Lola Bê – assessora de comunicação da CIPÓ Comunicação Interativa – (71) 99654-4488 / lola@cipo.org.br

juventudenegrapp@gmail.com

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço