Lagoa dos Campinhos promove evento pelo Dia da Consciência Negra.

A comunidade quilombola Lagoa dos Campinhos situada no município de Amparo do São Francisco promoveu na terça-feira, 20, diversas atividades de reflexão e incentivo em relação à história da comunidade quilombola e o fortalecimento da identidade de negros e negras da região.

A iniciativa partiu das professoras da Escola Municipal Josias José dos Santos e a Escola Augusto do Prado Franco, ambas com a pedagogia voltada para o resgate da história do povo negro e dos elementos culturais da população.

O mandato popular da deputada estadual Ana Lúcia esteve presente na festividade, apoiando a iniciativa por acreditar que é através de ações como estas que visam o fortalecimento da cultura do povo negro que as barreiras do preconceito racial podem ser quebradas.

“Organizar esse evento é muito importante, pois fortalece a luta da comunidade, a cada 20 de novembro o evento contribui para combater o preconceito e fortalecer a população”, declarou a professora Ana Carla.

Os moradores lotaram as ruas do povoado para assistir o desfile cívico em homenagem ao Dia da Consciência Negra, as crianças e jovens carregavam a bandeira quilombola junto à bandeira do Brasil, além de cartazes e faixas que enfatizavam o orgulho de ser quilombola, informações sobre a forma de subsistência do povo e até vestimentas que remetiam aos primeiros negros que ocuparam as terras.

Entre as surpresas do evento a apresentação do documentário sobre Lagoa dos Campinhos feito pelos estudantes emocionaram os presentes, abordando as diversas formas de exploração que os negros escravos sofriam e a resistência com a formação dos quilombos até adentrar na história de Lagoa dos Campinhos, com a fuga da escrava Carlota da fazenda Apicum e a ida dela com os filhos para Campinhos.

Para Tereza, militante quilombola e professora universitária são fundamentais essas atividades do dia 20 de novembro, o resgate dessa identidade quilombola que a escola está buscando construir e fortalecer.

Ao final do dia aconteceram as apresentações culturais com o Grupo de Capoeira Raízes do Quilombo, e ogrupo de dança Raízes da Revolução, o último resultado das oficinas dadas pela professora Cleanis Maria.

 

 

 

 

 

 

* POR LAILA OLIVEIRA

Exibições: 387

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Ana Carla Santos Roberto em 6 agosto 2013 às 1:22

esse evento que acontece no dia 20 de novembro aqui nesta comunidade lagoa de campinhos é um dos mais importante para a comunidade, é onde toda a comunidade se reúne e se organiza para que o evento aconteça e que todos que participem do evento se sinta orgulhoso. 

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço