Liberdade religiosa é tema de debate nesta terça (24)

No mês marcado por mobilizações pelo direito à liberdade religiosa, em virtude do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21), o Instituto Mídia Étnica (IME) realiza debate sobre o tema com a participação de pesquisadores e lideranças religiosas. O evento, aberto ao público, ocorrerá nesta terça-feira (24), às 18h, na Casa do IME (Dois de Julho, nº 6).

Trata-se de mais uma edição do projeto Roda Nagô, que desta vez terá como fio condutor o seguinte questionamento: O Brasil tolera a intolerância religiosa?

15194374_1212654018808708_1483484301386156294_o
Foto: Fafá Araújo

 

Mesmo prevista como inviolável na Constituição Federal, a liberdade de consciência e de crença ainda é desrespeitada. São cada vez mais frequentes as práticas violentas contra aqueles que professam diferente do padrão cristão, fruto do processo de colonização no País.  

Participam do debate a mestra em Estudos de Linguagens Lindinalva Barbosa; a escritora e consultora em educação, cultura e religiosidade Vanda Machado; a historiadora e mestranda em Cultura e Sociedade, representante da organização Koinonia Ana Gualberto; o advogado e professor de Direito da Universidade Federal da Bahia Samuel Vida; e a representante da Rede de Mulheres de Axé da Bahia Ekedy Rita  Bárbara. A mediação fica por conta de Andréa Montenegro, do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 

Na pauta do debate estarão presentes questões relacionadas à perseguição às religiões de matrizes africanas, a utilização de animais em rituais religiosos, a baixa apropriação do aparato jurídico no combate à intolerância religiosa, dentre outros. Será abordado ainda o engajamento de mulheres de Axé pelo respeito à liberdade de crença.

Serviço:

O quê: Roda Nagô: O Brasil tolera a intolerância?

Quando: Terça-feira (24), às 18h

Onde: Instituto Mídia Étnica (Rua Areal de Baixo, Dois de Julho)

 

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Sobre

© 2017   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço