A importância da mentoria para negócios e sonhos

Falar de negócios étnicos é falar de construção de igualdade como algo cotidiano. Para determinados segmentos, encontrar produtos e serviços que entenda e retrate seus valores sempre foi um problema. Lendo sobre empreendedorismo e acompanhando páginas  que tratam do  assunto, é notório o impacto que a mentoria tem em empreendimentos que constrói vínculos com empreendedores de outras áreas ou empresas para seu sucesso.

Ter um mentor é ultrapassar os limites do empreendedorismo, e construir relacionamentos com pessoas que podem colaborar para o desenvolvimento de seu sonho ou negócio. E nesse ponto, os empreendedores do segmento étnico, saem em desvantagens, uma vez que o principio da desigualdade, opressão e a depender da forma de chegada a determinados países, não são ambientes favoráveis para que esses se desenvolva da mesma forma que os demais negócios.
O interessante é que mesmo um mentor sendo a parte central no desenvolvimento de um sonho ou negócio, esses ainda não são algo presente em empreendimentos étnicos. Estamos falando  que ter um mentor que contribua no pensar suas metas e projetos é um vinculo muito poderosos que segundo a Endeavor, diferencia uma empreendimento de outro. Em pesquisa recente, feita pela instituição, 33% dos empreendedores que tiveram seus negócios orientados por empreendedores de sucesso, tornaram-se empreendedores de alto desempenho.
 É preciso desenvolver a cultura de mentoria para um melhor desempenho dos empreendimentos voltados para os consumidores étnicos. Essa é uma ação importante para o  fortalecimento das novas formas de consumo, que vem surgindo com as migrações e negócios de segmentos historicamente vulnerabilizados. Dá a esses a chance de construir seus empreendimentos com o apoio de redes e experiências  exitosas,  é construir possibilidades de desenvolvimento em pé de igualdade,  uma vez, que já foi comprovado o tamanho da diferença de desempenho entre empresas com mentores de sucesso e aquelas que não têm mentores .
Segundo a Endeavor, esses são os benefícios que um mentor pode trazer para um negócio ou sonho:
Lição 1: A qualidade do mentor é importante. Apenas ter um mentor não é o suficiente. Se você quer que sua companhia esteja entre as melhores, você precisa de um mentor que saiba como chegar a esse nível. As análises da Endeavor  mostra que mentores que já alcançaram sucesso na indústria de tecnologia por exemplo,  foram capazes de ajudar empreendimentos de tecnologia a ter um desempenho três vezes acima do de suas concorrentes. Os benefícios gerados por mentores de qualidade mais baixa foram muito menores.
Lição 2: Uma boa mentoria requer uma relação sustentável. De acordo com os estudo,  os mentores e pupilos com alto crescimento encontraram-se três ou mais vezes. Segundo a Endeavor, em suas ações ajudando empreendedores é notório, que a construção de um relacionamento consistente é vital. 
Lição 3: Grandes mentores enfocam em questões críticas aos negócios. É importante usar os talentos de seus mentores ao máximo. As relações com alto crescimento davam ênfase às discussões sobre os maiores problemas  enfrentados pelas empresas dos pupilos. Os melhores mentores são pessoas muito ocupadas. Os empreendedores devem usar o tempo e a experiência deles nas áreas em que elas trarão maiores benefícios.

Então, o que está esperando? Que tal estudar seu mercado um pouco mais e selecionar nomes que possam te ajudar nesse sonho?
Luciane Reis, Ceo MercAfro

Exibições: 183

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Jaqueline Gomes de Jesus em 28 junho 2016 às 20:08

Prezada Luciane, parabéns pelo artigo! Vou ajudar a divulgar.

Abraços,

Jaqueline.

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço