Mestrandos do CIAGS/UFBA realizam Residência Social em Angola

 

Um grupo composto por três mestrandos, Benilda Brito, George Oliveira e Melquiades Pimenta Neto, iniciaram nesta segunda-feira (04 de novembro) a agenda de atividades em Luanda-Angola. Durante o mês de novembro, esperam articular os diferentes saberes locais através da imersão em contexto sócio-práticos relacionados com o objeto de pesquisa dos mestrandos.

 

Já em solo angolano, o grupo pretende realizar intercâmbio cultural de cooperação, com algumas atividades/ações que serão desenvolvidas pelos estudantes residentes. Além de observação de projetos e ações sociais das instituições visitadas através de seminários, palestras, roda de conversas etc.

Até o final do mês de novembro almejam como produto principal uma troca de experiência entre os gestores sociais brasileiros com os seus pares em Angola, esses constituídos de professores, estudantes e profissionais que atuem em projetos sociais. Um novo olhar que será importante para os objetos de pesquisa que cada um dos mestrandos desenvolvem no Brasil. Em janeiro de 2014 chegarão a Angola mais três mestrandos que darão continuidade às ações iniciadas pelo primeiro sub-grupo.

 

A princípio, as atividades ficarão concentradas em Luanda tendo como contato inicial o Grupo Aldeia que incluirá uma exposição (mesa redonda) no Educa Angola – Feira de Amostras do sistema educativo, que tem como tema: “Valores, Cidadania e Qualidade educativa e Formativa, os Pilares do Desenvolvimento Sustentável ”, evento que acontece entre os dias 7 a 10/11/2013. Num segundo momento estarão em contato com outras organizações, dentre elas, o Instituto Dom Bosco, estabelecendo diálogos com gestores, professores universitários e alunos da Instituição.

A Residência Social é uma vivência prática que integra a estrutura curricular do Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social - PDGS, com carga horária de 160 horas, estabelecendo-se como condição parcial para obtenção do título de mestre profissional.

 

Apoiaram a Iniciativa:

 

No Brasil

- Instituto Steve Biko

- Odara – Instituto da Mulher Negra

- Casa de Angola

 

Em Angola

- Grupo Aldeia

- CEDEBA

- Instituto Dom Bosco

 

GEORGE OLIVEIRA - Mestrando do CIAGS/UFBA - Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social (turma 5) da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor - Centro Universitário Jorge Amado UNIJORGE (2011) e Graduado em Ciências Econômicas - UFBA (2009). Trabalha e tem interesse nas seguintes áreas: planejamento, elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais e educacionais, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional; antirracismo; direitos humanos; economia solidária e políticas públicas sociais. Gestor Administrativo do Instituto Steve Biko (Salvador-Bahia).

BENILDA BRITO – Possui graduação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, é pós graduada em Psicopedagogia, Recursos Públicos e Direitos Humanos. Mestranda em Gestão Social - CIAGS/UFBA. Ativista dos Movimentos feminista e Negro desde a década de 80. Coordena o Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras de BH, entidade parceira do Canal Futura - Projeto A Cor da Cultura - implantando a Lei 10639/03 nas escolas. Coordena o Programa de Direitos Humanos do ODARA - Instituto da Mulher Negra . É membro titular do Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU MULHER

 

MELQUIADES PIMENTA NETO - brasileiro, baiano. Técnico de Operações Sênior da Petrobras, Mestrando em Desenvolvimento e Gestão Social – UFBA/EAUFBA/CIAGS, Especialista em Desenvolvimento Sustentável – UFP(Portugal) e ULBRA, Especialista em Metodologia –Faculdades Olga Metting e Bacharel em Administração de Empresas – UCSal. Professor convidado da Faculdade Santíssimo Sacramento e da Universidade Petrobras. Coordenador Executivo do PROMINP – FR-BA (2008 – 2012).

 

Exibições: 669

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de Michel Chagas em 9 novembro 2013 às 10:26

Fish!
Parabéns George, Benilda e Melquiades.

Prossigam na missão aí em Angola.

Comentário de Daniela Seixas em 8 novembro 2013 às 13:09

Que esses sorrisos se multipliquem nas novas conquistas e descobertas em cada dia !!!!

Ah! E antes que me esqueça, registrem tudo, pois vamos ter muitas bebemorações quando voltarem...

Bjos meus queridos!

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2020   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço