Mídia Periférica entrevista grupo de teatro Oloruns da Arte (SSA-BA)

Enderson - Como surgiu o grupo Oloruns da Arte?
 

Danúbia - O Grupo de Teatro Oloruns da Arte surgiu a partir de uma oficina realizada na Semana da Consciencia Negra de Sussuarana em 2004, a partir daí eu percebi o interesse dos adolescentes em dar continuidade ao trabalho e em maio do ano seguinte no espaço do CENPAH -Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti, deu-se inicio ao grupo.

 

Enderson - Quais os temas que vocês abordam nas apresentaçoes do grupo?
 

Danúbia - O tema principal do espetáculo é o preconceito racial, mas tambem englobamos questões do cotidiano dos adolescentes como: Violência, Sexualidade, Diálogo com os pais e outras coisas que vão surgindo ao longo dos anos já que o espetáculo é criação coletiva e envolve as vivências dos jovens.

 

Enderson - Como é fazer teatro na Sussuarana?

 

Danúbia - É muito legal, pois nos vemos fazendo um trabalho que desconstroi o estereótipo que várias pessoas tem de nossa comunidade, constuímos arte com muita dedicação e amamos muito o que fazemos apesar das dificuldades financeiras pelo fato de não termos apoiadores.

 

Enderson - Como surgiu a idéia de fazer o espetáculo: "Onde está o seu racismo?" ?

Danúbia - Bom, a idéia é fazer com que as pessoas percebam que não só o preconceito racial mas qualquer tipo de preconceito não está com nada, estamos em pleno século XXI e é inadimiscível retroceder com pensamentos de séculos atrás, queremos mostrar para as pessoas que tudo isso está intríseco em suas mentes, que a cor da pele, a orientação sexual, a religião das pessoas não são ítens cruciais de definição de caráter, devemos respeitar o que tem dentro das pessoas e ter consciência de que cada um tem o direito de fazer o que quiser da sua vida sem sofrer preconceitos em relação à isso, no caso do racismo ainda é pior porque as pessoas agem como se nós pudessemos escolher nascer com essa ou outra etnia.

Enderson - Como foi o processo de criação?

Danúbia - Trabalhamos bastante com debates entre os integrantes do grupo sobre questões cotidianas, vídeos, textos e incentivamo-os à participarem de ações de formação que acontecem na comunidade, depois trazemos tudo o que aprendemos para o palco, pensando em um projeto maior já que nosso objetivo é que o espetáculo seja além de arte também um veículo educacional.

Enderson - Quais os planos do grupo para o futuro?

Danúbia - Dar continuidade aos trabalhos de intercâmbio que fazemos com outras comunidades, estreiar em um teatro para possibibilitar aos moradores da comunidade irem ao teatro, apresentar em escolas e instituiçoes e o que mais conseguirmos fazer porque o importante é mobilizar cada vez mais pessoas para ingressar nessa luta contra o preconceito.

Para saber mais sobre o Oloruns da arte contacte a Danúbia no e-mail: eu_danyi@gmail.com

 

Enderson Araújo é Jovem Comunicador e Líder do Grupo de Comunicadores Jovens Mídia Periférica
Twitter: @endersonrp

e-mail: Rp.midiaperiferica@gmail.com

Exibições: 359

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Comentário de enderson araujo em 8 janeiro 2011 às 20:52
eita minha primeira de muitasss..

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2021   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço