Mídia Periférica lança amanhã TV Web voltada para divulgação da cultura da periferia

Hoje, o Instituto Mídia Étnica, carinhosamente chamado de IME, completa seis anos de luta pela democratização da comunicação, enfrentamento ao racismo nas mídias e empoderamento da juventude negra nas ferramentas de comunicação. Um dos resultados práticos deste trabalho será lançado amanhã: a TV Web do Mídia Periférica.

 

Fruto de uma oficina do IME realizada no ano passado no bairro de Sussuarana em parceria com o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), o Mídia Periférica é um grupo criado por jovens negros (as) com a função de divulgar ações, atividades e eventos de movimentos sociais e grupos da periferia baiana.

“Nós divulgamos aquilo que a mídia ‘maioral’ não faz. Apresentamos outra realidade da periferia que é mostrando o cotidiano de quem trabalha e estuda, as manifestações artísticas e culturais, dentre outros. Buscamos, também, capacitar outros jovens da periferia a terem uma visão sobre a democratização da comunicação, alertando-os sobre como a mídia capitalista nos apresenta, nos oprimindo por sermos negros, pobres e da periferia. Além disso, realizamos oficinas de produção de vídeo e palestras para alunos de escolas publicas”, disse o coordenador e co-fundador do Mídia Periférica, Enderson Araújo.

Para ele, uma palavra resume sua participação nas oficinas ministradas pelo Instituto Mídia Étnica: descobrimento. “Antes das oficinas eu não sabia o que queria seguir, estava perdidão (sic), e nunca passou pela minha cabeça fazer jornalismo ou coisa parecida. Daí Ivana e Paulo Rogério me descobriram. Comecei a fazer vídeos com fotos e logo vi a necessidade de ter um nome para dar referência a estes vídeos, foi aí que nasceu o Mídia Periférica”, conta o jovem Enderson.


A inspiração para fundar o MP veio também com a percepção de que as fotos que fazia, nas quais mostrava crianças brincando, senhoras fazendo crochê e senhores jogando dominó no fim de tarde, não eram imagens mostradas nos principais veículos de comunicação.

“A beleza da periferia, com sua pureza e a leveza da tarde, só são mostrada na mídia quando há alusão a Dorival Caymmi e Jorge Amado. Então resolvi levar isso aos olhos dos outros, as minhas inquietações e a realidade da periferia. E tudo isso é resultado do IME, sou grato a todos os integrantes, em especial ao Paulo Rogério e a Ivana que me descobriram, ao André, Ilka, Rosalvo e Juliana, por terem me aproximado dessa família e por terem me ajudado a DENEGRIR A MÍDIA”, finalizou Enderson Araújo.

 

Serviço

O que: Lançamento TV Web Mídia Periférica

Onde: no CENPAH (Centro Pastoral Afro Padre Heitor), Novo Horizonte, no bairro Sussuarana,

Quando: Amanhã (22), às 19h

Pocket-show: Victor Haggar, Don Diego, Dj Smooh, Negro Davi e Guetto A

 

Exibições: 197

Comentar

Você precisa ser um membro de Correio Nagô para adicionar comentários!

Entrar em Correio Nagô

Translation:

Publicidade

Baixe o App do Correio Nagô na Apple Store.

Correio Nagô - iN4P Inc.

Rádio ONU

Sobre

© 2019   Criado por ERIC ROBERT.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço